Acórdãos STA

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo
Processo:016488
Data do Acordão:06/03/1986
Tribunal:1 SECÇÃO
Relator:MIRANDA DUARTE
Descritores:ORGANISMO DE COORDENAÇÃO ECONOMICA
PRESIDENTE DO INSTITUTO DO AZEITE E PRODUTOS OLEAGINOSOS
ORGÃO DIRIGENTE
ACTO ADMINISTRATIVO DEFINITIVO E EXECUTORIO
DIRECÇÃO DO INSTITUTO DO AZEITE E PRODUTOS OLEAGINOSOS
RECURSO HIERARQUICO
Sumário:I - Resulta do disposto no artigo 7 do Decreto-Lei n. 426/72, de 31 de Outubro, que o presidente da Direcção do Instituto do Azeite e Produtos Oleaginosos e um orgão dirigente deste ultimo.
II - Sendo, porem, um orgão dirigente do Instituto, e não resultando daquele diploma legal que dos seus actos haja recurso para outro orgão da mesma pessoa colectiva, e manifesto que os actos por ele praticados são definitivos e executorios, deles cabendo recurso directo para este Supremo Tribunal.
III - A deliberação da Direcção do Instituto do Azeite e Produtos Oleaginosos de não tomar conhecimento do recurso hierarquico para ela interposto de um acto do seu presidente, "por carecer de competencia para o efeito ", e um acto administrativo definitivo e executorio e, portanto, contenciosamente recorrivel.
Nº Convencional:JSTA00006876
Nº do Documento:SA119860603016488
Data de Entrada:08/20/1981
Recorrente:SIMÃO & COMP COMERCIO E INDUSTRIA
Recorrido 1:IAPO
Votação:UNANIMIDADE
Ano da Publicação:0
Página:0
Apêndice:DR
Data do Apêndice:12/10/1985
1ª Pág. de Publicação do Acordão:2394
Privacidade:01
Meio Processual:REC CONT.
Objecto:DEL DIRECÇÃO DO IAPO.
Decisão:NEGA PROVIMENTO.
Área Temática 1:DIR ADM GER. DIR PROC ADM GRAC - REC HIERARQUICO.
Legislação Nacional:DL 426/72 DE 1972/10/31 ART4 ART6 ART7 N1 E.
Referência a Doutrina:FREITAS DO AMARAL A FUNÇÃO PRESIDENCIAL NAS PESSOAS COLECTIVAS DE DIREITO PUBLICO IN ESTUDOS DE DIREITO PUBLICO EM HONRA DO PROFESSOR MARCELLO CAETANO PAG23.