Acórdãos STA

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo
Processo:0365/09
Data do Acordão:07/09/2009
Tribunal:1 SUBSECÇÃO DO CA
Relator:MADEIRA DOS SANTOS
Descritores:RESPONSABILIDADE CIVIL EXTRACONTRATUAL
ATRASO NA DECISÃO
ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA
PROCESSO JUDICIAL
ACÇÃO DE INDEMNIZAÇÃO
DANO NÃO PATRIMONIAL
Sumário:I - O excessivo atraso no processamento de uma acção especial do Código da Estrada que veio a terminar por transacção não confere ao autor um direito de indemnização fundado no hipotético vencimento da causa se faltar a prova de que, não fora a demora, ele a ganharia.
II - Não estando provado que, não fora o atraso, a transacção se faria vários anos antes por igual quantitativo, o autor não tem o direito de auferir uma indemnização correspondente aos juros moratórios calculados sobre a importância admitida na transacção e vencidos entre a data em que ela normalmente se celebraria e a data em que efectivamente se realizou.
III - O funcionamento das regras insertas nos arts. 566º, n.º 3, e 569º do Código Civil pressupõe, pelo menos, a certeza sobre a existência de danos.
IV - À luz das circunstâncias do caso, não é arbitrário, e antes se mostra equilibrado e justo, o critério do TCA de fixar em dez mil euros a indemnização pelas angústia e ansiedade que o autor sofreu devido ao facto de, na acção dita em I e por razões somente imputáveis ao tribunal, se haver demorado cerca de vinte anos a designar a data da audiência de discussão e julgamento.
Nº Convencional:JSTA00065898
Nº do Documento:SA1200907090365
Data de Entrada:05/18/2009
Recorrente:A...
Recorrido 1:ESTADO
Votação:UNANIMIDADE
Meio Processual:REC EXCEP REVISTA.
Objecto:AC TCAS
Decisão:NEGA PROVIMENTO.
Área Temática 1:DIR ADM CONT - RESPONSABILIDADE EXTRA.
Área Temática 2:DIR CIV - DIR OBG.
Legislação Nacional:CPC96 ART468.
CCIV66 ART496 N3 ART566 N3 ART569.
Aditamento: