Acórdãos STA

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo
Processo:0509/12
Data do Acordão:07/11/2012
Tribunal:2 SECÇÃO
Relator:DULCE NETO
Descritores:RECURSO DE REVISTA EXCEPCIONAL
REQUISITOS
Sumário:I - O recurso de revista prescrito no nº 1 do artigo 150º do CPTA, que se consubstancia na consagração de um duplo grau de recurso jurisdicional em casos excepcionais, tem por objectivo possibilitar a intervenção do STA naquelas situações em que a questão a apreciar assim o imponha por força da sua relevância jurídica ou social de importância fundamental ou quando a admissão do recurso se mostra claramente necessária para uma melhor aplicação do direito.
II - Por carecer de relevo jurídico e social de importância fundamental e por se não evidenciar erro grosseiro, não é de admitir a revista de acórdão do TCAN que, no âmbito de processo de execução de julgado, decidiu que a anulação da liquidação de uma taxa municipal, ainda que por vício de forma, implica a restituição da quantia pecuniária correspondente à taxa ilegalmente liquidada acrescida de juros de mora a partir do termo do prazo para execução espontânea da decisão judicial.
III - O artigo 150.º do CPTA não afronta o artigo 20.º da CRP nem o direito de acesso à tutela jurisdicional efectiva, já que a Constituição não contém preceito que consagre o direito ao recurso para um outro tribunal em processo administrativo/tributário ou em processo civil, pelo que o legislador apenas não pode suprimir ou inviabilizar globalmente a faculdade de recorrer.
Nº Convencional:JSTA000P14426
Nº do Documento:SA2201207110509
Data de Entrada:05/11/2012
Recorrente:MUNICIPIO DO PORTO
Recorrido 1:A......, SA
Votação:UNANIMIDADE
Aditamento: