Acórdãos STA

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo
Processo:0994/07
Data do Acordão:09/18/2008
Tribunal:2 SECÇÃO
Relator:MIRANDA DE PACHECO
Descritores:ACLARAÇÃO DE ACÓRDÃO
OBSCURIDADE
AMBIGUIDADE
ERRO DE JULGAMENTO
Sumário:I - De harmonia com o disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 669.º do CPC, ex vi do artigo 2.º, alínea e) do CPPT, podem as partes requerer no tribunal que proferiu a sentença o esclarecimento de alguma obscuridade ou ambiguidade que a mesma contenha.
II - Significa obscuridade falta de clareza, de inteligibilidade e ambiguidade, indefinição incerteza, dúvida, indecisão, hesitação.
III - A discordância que o recorrente demonstre perante a decisão proferida configura erro de julgamento e daí que as questões nesse âmbito suscitadas exorbitam do pedido de esclarecimento formulado ao abrigo do disposto na alínea a), do n.º 1 do artigo 669.º do CPC, colidindo o seu eventual conhecimento com o princípio segundo o qual proferida a sentença ou acórdão fica esgotado o poder jurisdicional do tribunal quanto à matéria da causa (artigo 666.º, n.º 1 do CPC).
Nº Convencional:JSTA0009478
Nº do Documento:SA2200809180994
Recorrente:A...
Recorrido 1:FAZENDA PÚBLICA
Votação:UNANIMIDADE
Aditamento: