Acórdãos STA

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo
Processo:003384
Data do Acordão:02/10/1950
Tribunal:1 SECÇÃO
Relator:ALMEIDA FERRÃO
Descritores:FUNCIONARIO ULTRAMARINO
COMISSÃO EVENTUAL DE SERVIÇO
Sumário:Ao abrigo do disposto no artigo 10 do Decreto n.
34107, pode o Ministro das Colonias chamar a metropole quaisquer funcionarios dos quadros e serviços coloniais ou determinar a ida destes ou de funcionarios do Ministerio a quaisquer colonias ou ao estrangeiro em comissão eventual de serviço.
O despacho respectivo deve, porem, indicar não so a especie de serviço que a comissão eventual se destina a desempenhar, mas ainda o tempo que ha-de durar a comissão, sob pena de nulidade não o fazendo.
O referido preceito, estabelecendo expressamente que a requisição so pode fazer-se quando o exigirem necessidades transitorias e urgentes de serviço publico, contem ao mesmo tempo uma limitação ao poder do Ministro e uma garantia da situação do funcionario.
Nº Convencional:JSTA00027667
Nº do Documento:SA119500210003384
Recorrente:MARTINS , JOSE
Recorrido 1:MINCOL
Votação:UNANIMIDADE
Nº do Volume:XVI
Ano da Publicação:1952
Página:10
Privacidade:01
Meio Processual:REC CONT.
Objecto:DESP MINCOL DE 1949/07/09.
Decisão:PROVIDO.
Área Temática 1:DIR ADM GER - FUNÇÃO PUBL.
Legislação Nacional:D 34107 DE 1944/11/13 ART10 PARUNICO.