Acórdãos STA

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo
Processo:024655
Data do Acordão:03/22/1988
Tribunal:2 SUBSECÇÃO DO CA
Relator:CRUZ RODRIGUES
Descritores:INSTITUTO DE REINSERÇÃO SOCIAL
CARREIRA TECNICA SUPERIOR
CONCURSO DE PROVIMENTO
AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO
PUBLICAÇÃO OBRIGATORIA
PUBLICAÇÃO EM JORNAL OFICIAL
SUSPENSÃO DE CONCURSOS
IDENTIDADE DE FORMA
PRINCIPIO DA IGUALDADE
PRETERIÇÃO DE FORMALIDADE
ACTO DE EXCLUSÃO
VICIO DE FORMA
Sumário:I - A abertura do concurso para preenchimento de vagas de tecnico superior de 1 classe da carreira tecnica superior, do quadro de pessoal do Instituto de Reinserção Social, do Ministerio da Justiça e obrigatoriamente tornada publica atraves de aviso inserto na 2 Serie do Diario da Republica.
II - As razões que levam a exigencia dessa forma de publicidade impõem que a ela esteja sujeito o despacho que suspende o concurso e o que posteriormente ordena o seu prosseguimento.
III - So a observancia dessa formalidade coloca todos os possiveis interessados no concurso em posição de igualdade quanto a possibilidade de se candidatar, sobretudo se o despacho que suspendeu o concurso foi proferido quando decorria o prazo para apresentação das candidaturas e a parte restante desse prazo houver, por isso, de correr depois de ordenado o prosseguimento do concurso.
IV - A inobservancia dessa formalidade inquina o processo de concurso e vicia de forma o acto de exclusão de interessado que, na ignorancia do despacho de suspensão, apresentou a candidatura em momento em que nenhum acto podia ser validamente praticado nesse processo.
Nº Convencional:JSTA00029233
Nº do Documento:SA119880322024655
Data de Entrada:01/19/1987
Recorrente:FERREIRA , JOSE
Recorrido 1:SEA DO MINJ
Votação:UNANIMIDADE
Ano da Publicação:88
Apêndice:DR
Data do Apêndice:10/08/1993
1ª Pág. de Publicação do Acordão:1632
Privacidade:01
Meio Processual:REC CONT.
Objecto:DESP SEA DO MINJ DE 1986/11/07.
Decisão:PROVIDO.
Área Temática 1:DIR ADM GER - FUNÇÃO PUBL ESTATUTARIO.
Legislação Nacional:DL 44/84 DE 1984/02/03 ART4 A ART10 N1 ART19 N1 ART20 ART24 N2.
CONST82 ART47 N2 ART266 N2.