Acórdãos STA

Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo
Processo:01411/10.9BELRA
Data do Acordão:10/06/2021
Tribunal:2 SECÇÃO
Relator:FRANCISCO ROTHES
Descritores:REVISTA
APRECIAÇÃO PRELIMINAR
CPPT
Sumário:I - O recurso de revista excepcional previsto no art. 285.º do CPPT não corresponde à introdução generalizada de uma nova instância de recurso, funcionando apenas como uma “válvula de segurança” do sistema, pelo que só é admissível se estivermos perante uma questão que, pela sua relevância jurídica ou social, se revista de importância fundamental, ou se a admissão deste recurso for claramente necessária para uma melhor aplicação do direito, incumbindo ao recorrente alegar e demonstrar os requisitos da admissibilidade do recurso.
II - No âmbito do recurso de revista não compete ao Supremo Tribunal Administrativo conhecer da matéria de facto, designadamente apreciar se esta foi bem ou mal julgada, nem sequer lhe compete sindicar as ilações de facto que o tribunal recorrido retirou dos factos provados.
III - O recurso não pode ser admitido para melhor aplicação do direito se o acórdão recorrido adoptou um entendimento que tem respaldo na jurisprudência deste Supremo Tribunal e, por isso, não integra o invocado «erro grosseiro, manifesto, ostensivo, gritante e que exige imperiosamente uma intervenção correctiva deste Douto Tribunal».
Nº Convencional:JSTA000P28261
Nº do Documento:SA22021100601411/10
Data de Entrada:06/08/2021
Recorrente:COOPERATIVA AGRÍCOLA PRODUÇÃO ..... , CRL
Recorrido 1:AT-AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA
Votação:UNANIMIDADE
Aditamento: