Centro de Documentação da PJ
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ANDRADE, Charles Albert Estudo da causa determinante de sinistros de trânsito em cruzamentos ortogonais sinalizados com a placa R-2 [Documento electrónico] / Charles Albert Andrade.- Brasília, DF : [s.n.], 2013.- 1 CD-ROM ; 12 cm Dissertação de Mestrado submetida ao Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Transportes. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 855 KB em formato PDF (xvi, 141 p.). Disponível também através de: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14644. Acedido a 02 de fevereiro de 2015. ACIDENTE RODOVIÁRIO, SINALÉTICA, PERITO, TESE, BRASIL "O estudo da causa determinante de sinistros de trânsito ocorridos em cruzamentos ortogonais sinalizados com a placa do tipo R-2 deve ser feito segundo um modelo que considere os comportamentos dos condutores quanto às velocidades desenvolvidas e quanto ao tipo de reação prévia à colisão. Tal modelo deve ser fundamentado na física clássica, na psicologia, na epistemologia, no direito penal e nas normas nacionais de trânsito. Após revisão da literatura brasileira, foi possível constatar a inexistência de modelo que possuísse as características desejadas, bem como se verificou que mesmo conceitos fundamentais como causa determinante, fatores contribuintes e acidentes de trânsito precisavam passar por reformulações para darem suporte ao novo modelo. Também foi verificado que os textos consultados recomendam o cálculo da velocidade segundo o método da melhor medida disponível e que tal método não apresenta os intervalos de incertezas e o nível de confiança; para sanar essa fragilidade propõe-se a adoção de métodos que apresentem as incertezas associadas às medidas e aos valores calculados. O estudo da causa determinante não pode prescindir do estudo das velocidades e estas, por sua vez, não podem ser apresentadas como um valor exato e sem intervalo de erros. O modelo aqui proposto inova ao considerar as 16 possibilidades de colisões nos cruzamentos sinalizados com a placa do tipo R-2 e os explica em minúcias, enquanto a metodologia corrente abarca uma única possibilidade (que possui vícios que merecem correções) e é transposta a qualquer configuração em cruzamentos, sejam sinalizados com placas do tipo R-1 ou R-2." |