Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD318
REGO, Paulo César Ponte
Terrorismo lone wolf [Documento electrónico] : uma revisão da literatura / Paulo César Ponte Rego.- Lisboa : [s.n.], 2017.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação final de mestrado em Ciências Policiais, 29.º Curso de Formação de Oficiais de Polícia, apresentada ao Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, tendo como orientador Sérgio Ricardo Costa Chagas Felgueiras e coorientador Filipe de Sousa Figueiredo Machado. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 1,68 MB em formato PDF (81 p.).


TERRORISMO, SEGURANÇA PÚBLICA, ORGANIZAÇÃO TERRORISTA, EXTREMISMO, TESE

O terrorismo representa uma ameaça à segurança das pessoas e coloca em causa os próprios Estados. Numa sociedade em rede e altamente globalizada, a ameaça terrorista é transnacional e difusa, e os impactos negativos dos atentados terroristas têm também repercussões globais. Tal como a realidade quotidiana se altera com rapidez nunca dantes vista, também as táticas das organizações terroristas sofrem mutações de modo a fazer face ao aumento da eficácia do contraterrorismo. Assim, a partir do atentado de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos da América, assistiu-se ao reaparecimento do recurso à resistência sem liderança (leaderless resistance). Várias organizações terroristas, independentemente da ideologia, apelam a que as pessoas que se revêm nas suas exigências levem a cabo ataques terroristas de modo a que as suas exigências sejam atendidas. Por isso, tem-se assistido a ataques terroristas levados a cabo por indivíduos, sem qualquer dependência hierárquica de organizações e redes terroristas, ainda que partilhem as suas ideologias extremistas: os designados terroristas lone wolf. Assim, realizou-se uma revisão da literatura com o objetivo aumentar a nossa compreensão acerca do terrorismo lone wolf.