Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD184
FERREIRA, Manuel Luís Almeida Ferreira
A biblioteca digital [Documento electrónico] : elaboração de um menu principal de acesso : os novos suportes do livro / Manuel Luís Almeida Ferreira.- Porto : Universidade Fernando Pessoa, 2003.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Trabalho realizado no âmbito do seminário Tecnologias da Informação
Documental da Pós-Graduação em Ciências da Informação e da Documentação da Universidade Fernando Pessoa (Junho 2003). Ficheiro de 57,8 Kb em formato pdf (18 p.). Disponível em: http://www1.universia.net/CatalogaXXI/pub/ir.asp?IdURL=166683&IDC=10010&IDP=ES&IDI=1. Acedido a 23 de janeiro de 2012.


BIBLIOTECA, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, BIBLIOTECONOMIA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, PORTUGAL

O presente trabalho pretende ser uma reflexão crítica acerca da questão emergente com o advento da Sociedade da Informação, ou seja, a Biblioteca Digital (BD). Dada a necessidade de se repensar o conceito de Biblioteca, devido à necessidade de se criar um serviço que responda, com eficácia, às necessidades resultantes do aumento exponencial da informação, bem como ao aumento da procura da mesma em novos suportes/formatos, apresentam-se algumas considerações genéricas relacionadas com o conceito de BD. São apresentadas reflexões acerca dos novos suportes do livro, impulsionados pelas novas Tecnologias da Informação, do fim (?) ou, pelo menos, do declínio daquilo a que se convencionou chamar de Galáxia de Gutemberg, ou da Imprensa, das perspectivas futuras do livro e, por último, uma reflexão sobre a possibilidade do «e-book» substituir definitivamente o «p-book». Em termos concretos tentar-se-á responder à seguinte questão: - Conseguirá o livro sobreviver numa era em que as revoluções do audiovisual e da electrónica parecem constituir uma alternativa irreversível à comunicação impressa e possibilitar ainda outros modos de comunicação que o impresso não permite? Nessa resposta, verificar-se-á que as novas tecnologias da informação não irão matar o livro no seu formato tradicional, simplesmente trará uma maior possibilidade de escolha ao leitor. Apesar das evidentes vantagens dos novos suportes do livro, verifica-se, como resultado dos fortes laços que ainda unem o ser humano ao livro no seu formato tradicional, uma apreciável relutância perante uma possível substituição do «p-book» pelo «e-book». Finalmente, apresenta-se a estrutura de um menu principal, para utilização no formato digital, de um Biblioteca Digital. É apresentada uma homepage (em anexo), elaborada em FrontPage, com o menu de acesso à Biblioteca Digital Infante D. Henrique, com ligações (hiperligações) com os submenus da referida biblioteca, ou seja, com ligação às diversas áreas e serviços que a BD disponibiliza on line. Neste nível confirmar-se-á as potencialidades de algumas tecnologias de informação documental aplicadas a uma biblioteca, conduzindo, inclusive, a uma alteração de conceito.