Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD232
FONSECA, Francisco José Seixas
A evolução das políticas públicas de segurança interna em Portugal, na era da globalização [Documento electrónico] / Francisco José Seixas Fonseca.- Lisboa : [s.n.], 2010.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Gestão e Políticas Públicas, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Universidade Técnica de Lisboa), tendo como orientadora Elisabete Reis de Carvalho. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 1 MB em formato pdf (114 p.). Disponível também em: https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/2977/1/Tese_Francisco%20Jos%c3%a9%20Seixas%20Fonseca.pdf. Acedido a 19 de julho de 2013.


SEGURANÇA INTERNA, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, SEGURANÇA PÚBLICA, CRIME ORGANIZADO, TERRORISMO, TESE, PORTUGAL

A gestão da segurança interna tem sofrido alterações neste mundo dinâmico e em acentuada globalização. Esta dissertação pretende investigar as políticas públicas de segurança interna, que foram inscritas nas agendas governamentais, nos últimos 30 anos, de forma a responder aos problemas, que tem a sua origem fora das fronteiras nacionais e que se podem manifestar no seu interior. O objectivo desta investigação consiste em saber de que forma tem evoluído a resposta à dimensão externa da segurança interna. Procedemos ao enquadramento das políticas de segurança, assim como, das dimensões internas e externa da segurança interna. A pesquisa empírica consistiu na aplicação da abordagem qualitativa, aplicando a análise de conteúdo aos programas de Governo, desde o VI Governo Constitucional, até ao presente. Os resultados apontam para uma preocupação, com a dimensão externa da segurança interna, a partir do mandato do XII Governo Constitucional. Os problemas como a criminalidade organizada internacional, o terrorismo, os grandes tráficos transnacionais e a cooperação internacional, passaram a dominar os programas governativos, em matéria de segurança interna, com o XII Governo.