Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD290
COSTA, Sandra Liliana Oliveira da
O pensamento islamista contemporâneo [Documento electrónico] : a Jihad global na Europa / Sandra Liliana Oliveira da Costa.- [Braga] : [s.n.], 2016.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Tese de Doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais apresentada à Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, sob a orientação de Maria do Céu Pinto Arena. Ficheiro de 5,27 MB em formato PDF (482 p.). Resumo inserto na publicação.


ISLAMISMO, JIHAD ISLÂMICA, ORGANIZAÇÃO TERRORISTA, TESE, EUROPA

Esta tese analisa o Jihadismo global, enquanto ideologia e movimento, e a sua evolução na Europa ocidental, entre 1998, ano da declaração de Jihad contra a aliança entre Judeus e Cruzados, e julho de 2015. Investigamos se os desenvolvimentos no Jihadismo na Europa durante esta fase são o resultado de fatores ideológicos e estratégicos promovidos por organizações transnacionais em palcos de instabilidade ou de questões e dinâmicas internas. Desafiando a propensão para explicar este fenómeno através de uma única lente teórica, defendemos a necessidade de adotar uma abordagem que combine a análise da ideologia da “jihad” global, dos objetivos estratégicos das organizações jihadistas transnacionais e do contexto e dinâmicas sociais na Europa. Esta tese argumenta que a ideologia da “jihad” global influencia a atividade e a ameaça jihadista em território europeu, em especial quando articulada por personalidades carismáticas; os conflitos no mundo muçulmano constituem oportunidades para a radicalização individual e para a mobilização coletiva, com impacto na variação do ativismo neste continente; o interesse estratégico de organizações jihadistas transnacionais afeta o rumo do movimento na Europa em termos táticos e modus de ação; as crises internas interpretadas como atentados à identidade e religião islâmica contribuem para despoletar processos de radicalização e para a flutuação do ativismo em solo europeu; as dinâmicas sociais, as relações encetadas no seio de certos grupos, a adoção de novas formas de atuação e a diversificação dos grupos sociais tornaram o meio jihadista europeu mais descentralizado. Concluímos que o cenário jihadista europeu evoluiu em resultado de motivações ideológicas e questões sociais, fatores externos e dinâmicas internas, da estratégia de atores transnacionais e do ativismo de certos grupos e indivíduos na Europa. A consideração deste conjunto de fatores e a compreensão de como estes interagem entre si permite explicar porque o Jihadismo europeu é hoje um fenómeno mais complexo, heterogéneo, descentralizado e imprevisível do que em fases anteriores. Demonstrando a vantagem da adoção de uma abordagem combinada para explicar os desenvolvimentos do Jihadismo global na Europa, contribuímos de modo original para a literatura sobre o tema e para uma melhor compreensão do fenómeno, tendo em vista os desafios presentes e futuros que se colocam à Europa.