Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD323
MARQUES, Ricardo Emanuel Fernandes
Crime e insegurança em meio urbano [Documento electrónico] : um estudo de caso / Ricardo Emanuel Fernandes Marques.- Lisboa : [s.n.], 2017.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação com vista à obtenção do grau de Mestre em Ciências Policiais, apresentada ao Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, tendo como orientador Paulo Machado. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 3,18 MB em formato PDF (110 p.).


CRIMINALIDADE, CRIMINALIDADE PARTICIPADA, PREVENÇÃO CRIMINAL, CRIME URBANO, ESTUDO DE CASOS, TESE

Na atualidade, as questões em torno do crime e do sentimento de insegurança afiguram-se como sendo das principais prioridades de qualquer estado de direito democrático, em termos de escrutínio e na busca de melhores soluções, onde muitos dos recursos são direcionados, já que influenciam de sobremaneira a vida e o bem-estar da população e de todos aqueles que nos procuram. Presentemente, a cidade é o palco onde a maior parte da população se agrega em busca de satisfazer e suprir as mais variadas necessidades. É na urbe onde se concentram os principais serviços e, consecutivamente vai atraindo diariamente um vasto conjunto de pessoas das mais variadas proveniências e com os mais variados propósitos. Deste modo, é também em meio urbano onde se concentram as principais oportunidades para o cometimento de delitos tipificados ora como crime, ora como incivilidades. Defendemos, então que o espaço onde tais atos são praticados assume particular importância e que influencia tanto a prática delituosa como a perceção que as pessoas têm do espaço que os circunda, influindo, assim, na segurança subjetiva da população. Cremos que uma boa planificação e gestão do espaço, alicerçados nos princípios da criminologia ambiental, assumem-se cada vez mais como uma importantíssima ferramenta na prevenção criminal e na diminuição do sentimento de insegurança. Neste sentido, efetuámos uma análise estatística referente à criminalidade participada à Polícia de Segurança Pública (PSP), bem como uma análise através de um inquérito por questionário, de forma a aferir tanto a criminalidade que não é participada, o histórico de vitimação dos inquiridos e o sentimento de insegurança dos mesmos.