Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD210
SARAIVA, Miguel Marinho
Planeamento e concepção dos espaços públicos na óptica da prevenção da criminalidade [Documento electrónico] / Miguel Marinho Saraiva.- Porto : [s.n.], 2008.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Relatório de projecto submetido à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para satisfação parcial dos requisitos do grau de Mestre em Engenharia Civil — Especialização em Planeamento, tendo como orientador Paulo Manuel Neto da Costa Pinho. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 7,58 MB em formato pdf (204 p.). Disponível também em: http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/58494/1/000129399.pdf. Acedido a 27 de agosto de 2012.


URBANISMO E CRIMINALIDADE, ARQUITECTURA E CRIMINALIDADE, MEDO DO CRIME, URBANISMO, ESTUDO DE CASOS, TESE, PORTUGAL

O crime e o medo do crime são dois dos aspectos principais que influenciam de uma forma negativa a sociedade e a vida dos cidadãos. Nos anos 60/70 uma nova disciplina surgiu pelas mãos de Jacobs e especialmente de Newman, para tentar combater este problema através de medidas de desenho urbano. Esta dissertação procura sintetizar os principais aspectos destas teorias e das suas subsequentes até aos dias de hoje, de forma a que possam ser conhecidas e aplicadas em Portugal. Na primeira parte descreve-se a teoria subjacente ao assunto. Na segunda apresenta-se um manual de boas práticas, complementado com directrizes de desenho e checklists, para orientar municípios, especialistas e cidadãos comuns nos modos correctos de implantação destas teorias. Na terceira parte aplica-se os princípios a casos de estudo na cidade do Porto. Conclui-se que os princípios, embora muitas vezes existentes, estão sub-aproveitados, e que tem de ser aumentada a percepção quer das populações, quer dos órgãos de liderança e gestão, pois esta é uma disciplina que funciona e os seus resultados e vantagens são perceptíveis.