Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD360
DOMINGUES, Mónica Seara Dengucho
Exame do local do crime [Recurso eletrónico] : recolha, acondicionamento e preservação de indícios : a importância da cadeia de custódia / Mónica Seara Dengucho Domingues.- Coimbra : [s.n.], 2024.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Relatório de estágio no âmbito do Mestrado em Medicina Legal e Ciências Forenses, apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo como orientadores Duarte Nuno Pessoa Vieira e José Alberto Fonseca Vaz. Ficheiro de 2,43 MB em formato PDF (87 p.).


LOCAL DO CRIME, RECOLHA DA PROVA, PRESERVAÇÃO DA PROVA, IDENTIFICAÇÃO DE VESTÍGIOS, LPC, POLÍCIA JUDICIÁRIA

O presente documento é referente ao Relatório de Estágio elaborado a fim de obter o grau de Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses, no âmbito do Mestrado com o mesmo nome, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. O estágio foi realizado no Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Leiria, da Polícia Judiciária, mais concretamente no Gabinete de Perícia Criminalística (GPC), sendo este maioritariamente responsável pela realização de inspeções judiciárias aos locais de crime. O plano de estágio incidiu, resumidamente, no estudo e na compreensão de todas as etapas constituintes do processo da Cadeia de Custódia. Deste modo, o estágio centrou-se numa formação observacional sobre a gestão e o tratamento de diversos locais do crime que se encontravam sob a alçada do DIC de Leiria. Nesses mesmos locais do crime foram observadas técnicas corretas de documentação, localização, identificação, recolha, acondicionamento e preservação dos vestígios encontrados pela equipa do GPC, a fim de ajudar a garantir a legalidade e a veracidade do processo de investigação criminal, que serão descritas ao longo do relatório. Também foi realizado um pequeno estágio no Laboratório de Polícia Científica, na sede da Polícia Judiciária (PJ), com a duração de 3 semanas, bem como a deslocação a gabinetes médico-legais de interesse para os casos investigados, com o objetivo de enriquecer o plano de estágio. Nestes locais foram observados trabalhos nas diversas áreas que o constituem. No presente relatório apresenta-se uma caracterização das instituições alvo de estágio; um enquadramento teórico de toda a investigação criminal e consequente análise de locais de crime; uma descrição de todos os procedimentos e técnicas observados durante o Estágio Curricular; e, por fim, aborda-se a temática da cadeia de custódia a que todos os indícios recolhidos num local do crime se encontram sujeitos.