Centro de Documentação da PJ
| ||||
SANTOS, Mariana Ferreira Teixeira Cyberbullying na adolescência [Documento electrónico] : perfil psicológico de agressores, vítimas e observadores / Mariana Ferreira Teixeira Santos.- Lisboa : [s.n.], 2015.- 1 CD-ROM ; 12 cm Tese do Mestrado Integrado em Psicologia, Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-comportamental e Integrativa, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, tendo como orientadora Luísa Maria Gomes Bizarro. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 1,33 MB em formato PDF (95 p,). CRIME VIA INTERNET, PERFIL PSICOLÓGICO, ESTUDO DE CASOS, VITIMOLOGIA, JOVEM, TESE, PORTUGAL O principal objetivo deste estudo passa por caracterizar o perfil psicológico dos agressores, vítimas e observadores de cyberbullying. Pretende-se, ainda, compreender as diferenças de género no que se refere aos níveis de empatia, autoestima e atitudes face à violência, bem como analisar de que forma estas últimas variáveis se relacionam entre si. Compreender as práticas mais utilizadas de cyberbullying, bem como analisar as qualidades psicométricas dos instrumentos de avaliação, foram, também, outros objetivos definidos no estudo. Para tal, foi utilizada uma amostra de 101 adolescentes, dos quais 46 pertenciam ao género masculino e 55 ao género feminino, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, que responderam a três instrumentos de avaliação: Questionário sobre Cyberbullying, Escala de Atitudes face à Violência (Martins, 2009), Escala de Autoestima de Rosenberg (Pechorro, Marôco, Poiares & Vieira, 2011) e Questionnaire to Assess Affective and Cognitive Empathy (Veiga & Santos, 2011). Os resultados demonstram que, tal como em estudos anteriores, a EAV e a RSES apresentam-se como ferramentas úteis para o estudo das atitudes face à violência e da autoestima, na população adolescente. Já as qualidades psicométricas do QACEC levantaram algumas questões quanto à sua utilização futura. Este estudo permitiu caracterizar o perfil psicológico de vítimas e observadores de cyberbullying e realizar uma breve análise do perfil psicológico dos agressores, bem como compreender as diferenças de género em relação à empatia, autoestima e atitudes face à violência. Os resultados apontam, ainda, para a existência de relações, negativas e positivas, entre as três variáveis psicológicas estudadas e permitem compreender as práticas mais recorrentes de cyberbullying. |