Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD342
CAMPOS, David Antunes
Análise e comparação de matérias-primas e objetos de impressão 3D FDM através da utilização da técnica de FTIR e da espetroscopia de Raman para uso na análise de armas de fogo impressas [Recurso eletrónico] / David Antunes Campos.- Caparica : [s.n.], 2023.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Trabalho submetido ao Instituto Universitário Egas Moniz, para a obtenção do grau de Mestre em Tecnologias Laboratoriais em Ciências Forenses, tendo como orientador Paulo Jorge Silva Rebelo Manuel, e coorientadores Carlos Eduardo Proença Família e José António dos Santos Pereira. Ficheiro de 3,79 MB em formato PDF (76 p.).


ANÁLISE DE VESTÍGIOS, BALÍSTICA, ESPECTROSCOPIA, IMPRESSORA, METODOLOGIAS, CIÊNCIA FORENSE, TESE

A impressão a três dimensões (3D) é um método de criação de objetos que tem vindo a ter um aumento na sua utilização por indivíduos sendo necessário que sejam criadas metodologias para a análise dos objetos que podem ser impressos com recurso a esta tecnologia, mais especificamente objetos que possam ser utilizados em atos criminosos e deixados nas cenas do crime, como armas de fogo. Nesta investigação foram usados filamentos de impressão 3D que foram depois utlizados para imprimir objetos, sendo esses os mais comumente usados por cidadãos comuns e que já tinham sido testados como apropriados para a impressão de armas de fogo. Para o seu estudo foram selecionadas duas metodologias de análise química: a espetroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e a espetroscopia de Raman. Ambos os métodos foram selecionados não só por serem apropriados para utilização em materiais sólidos como também por terem já sido testados como apropriados em prévios estudos para a análise de materiais de impressão 3D. Depois de terem sido aplicados os métodos selecionados os resultados foram comparados permitindo concluir que as metodologias se encontram preparadas para a utilização em materiais de impressão 3D e nos objetos impressos por estes mesmos, que podem ser encontrados em cenas de crime durante investigações. Os resultados permitiram também concluir que com a utilização das duas metodologias, é possível fazer uma diferenciação entre diferentes tipos de materiais de impressão, mas não entre filamentos do mesmo material provenientes de marcas diferentes e também não entre filamentos de impressão 3D e objetos impressos por estes. Neste último, é apenas possível fazer uma ligação entre eles.