Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD359
OLIVEIRA, Patrícia Mendes
Perceção de liderança e bem estar afetivo em forças policiais e de segurança [Recurso eletrónico] : um contributo com militares da GNR / Patrícia Mendes Oliveira.- Porto : [s.n.], 2022.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Tese de mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos, apresentada à Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Escola do Porto, tendo como orientadoras Adélia Monarca e Luísa Campos. Ficheiro de 323 KB em formato PDF (33 p.).


GUARDA NACIONAL REPUBLICANA, BEM-ESTAR SOCIAL, LIDERANÇA POLICIAL, CULTURA ORGANIZACIONAL, ESTUDO DE CASOS

O presente estudo teve como objetivo principal estudar a relação entre a perceção de liderança e o bem-estar afetivo no trabalho num grupo de militares da GNR. Participaram 67 militares sendo quase a totalidade pertencente ao género masculino, com uma média de idades de 33.46 anos (DP=6.53). Foram aplicados um questionário sociodemográfico, o Indicador Multidimensional do Bem-estar Afetivo no Trabalho para avaliar a perceção do bem-estar afetivo e o Questionário Multifatorial de Liderança para avaliar a perceção da liderança. O consentimento informado e o protocolo foram hospedados no Qualtrics, tendo sido solicitados e respondidos online. As análises de estatística descritiva e de estatística inferencial realizaram-se no programa informático IBM SPSS Statistics 28.0. Neste grupo de participantes de militares da GNR, os resultados indicaram 1) níveis baixos de perceção de liderança; 2) níveis gerais médios na perceção do bem-estar afetivo, com níveis superiores na dimensão depressão e inferiores na dimensão entusiasmo; e, por último; 3) uma relação positiva e significativa entre a perceção da liderança transformacional e transacional e a perceção do bem-estar afetivo, bem como uma relação negativa e significativa entre a perceção da liderança laissez-faire e a perceção do bem-estar afetivo. Por fim, as implicações para a prática deste estudo relacionam-se com o contributo para a mudança e adequação dos tipos de liderança utilizados pelas chefias, enfatizando-se a importância de se continuar a estudar, avaliar e promover o bem-estar dos militares da GNR.