Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD360
TORRÃO, Alexandra Alves
A importância da atividade da polícia científica no seio da investigação criminal em Portugal [Recurso eletrónico] / Alexandra Alves Torrão.- Coimbra : [s.n.], 2024.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Relatório de estágio no âmbito do Mestrado em Medicina Legal e Ciências Forenses, apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo como orientador Duarte Nuno Pessoa Vieira e coorientador José Carlos Paiva. Ficheiro de 67,8 MB em formato PDF (223 p.).


LPC, LOCAL DO CRIME, ANÁLISE DE VESTÍGIOS, PROVA, CRIMINALÍSTICA, POLÍCIA CIENTÍFICA, POLÍCIA JUDICIÁRIA

A importância da Polícia Científica no seio da Investigação Criminal em Portugal foi o cerne do presente relatório de estágio, abordado no contexto processual-penal e da ciência forense, áreas que, apesar de aparentemente distintas, desenvolvem-se em harmonia para conseguir responder aos novos paradigmas de atuação da investigação criminal como um fenómeno dinâmico e em constante desenvolvimento que impõe, forçosamente, uma indissociável ligação a todos os domínios do conhecimento científico. Já em 1928, Edmond Locard enunciava o Princípio das Trocas, segundo o qual cada contacto deixa um vestígio. Porém, com indesejável frequência, esses vestígios nem sempre são passíveis de identificação, tratamento e análise, ficando a investigação comprometida. No entanto, a Ciência Forense e, consequentemente, a Polícia Científica têm a capacidade de fornecer serviços que atendam a estas necessidades, contribuindo de forma ativa para a descoberta da verdade material. Neste sentido, a Polícia Judiciária está, por imperativo funcional, na vanguarda do recurso à ciência e à tecnologia, em sintonia com a modernidade investigatória. Em Portugal, as autoridades recorrem ao Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária para conseguir, através da prova pericial, ligar um suspeito a um crime ou a uma vítima. Assim, o diálogo dinâmico entre as diversas ciências, em conjunto com o trabalho dos peritos, foi e continuará a ser um precioso instrumento de auxílio para a investigação criminal e para justiça, cimentando de forma consistente a importância da prova material, numa sociedade contemporânea cada vez mais complexa.