Centro de Documentação da PJ
Monografia

489410.B.108(1.º Vol.)
489510.B.109(2.º Vol.)
CERQUEIRA, Henrique
Acuso! : Soares, Cunhal, Emídio Guerreiro, Lopes Cardoso na morte de Humberto Delgado / Henrique Cerqueira.- Lisboa : Intervenção, 1976-1977.- 2 vol. (350, 399 p.) ; 20 cm
1.º Vol. - Acuso! Soares, Cunhal, Emídio Guerreiro, Lopes Cardoso na morte de Humberto Delgado, 1976. 2.º Vol. - Acuso! O Crime. Soares, Cunhal, Emídio Guerreiro, Lopes Cardoso na morte de Humberto Delgado.


HOMICÍDIO, REGIME POLÍTICO, PORTUGAL

1.º Volume - Nota do editor. Introdução - Razão de um livro. Credencial de Humberto Delgado ao autor. Esse último encontro. A escolha. Porquê crime? I - Notícia indesejada - As duas F.P.L.N. Morto ou desaparecido (docs. 1 a 3). O pacto infame (docs. 4 a 46). Chantagem e traição - cai a máscara (docs. 47 a 49). II - A "paliçada" do fascismo: Fascista ou democrata (docs. 50 a 70). O reforço da "paliçada" no estrangeiro. Inquérito à oposição. III - A armadilha - A guerra fria (docs. 71 a 79). A "Organização República" traída (docs. 80 a 93). Carvalho intercede para salvar Delgado. As verdadeiras razões da cisão. (docs. 94 e 95). A preparação de Badajoz (docs. 96 a 107). Acuso! . Última nota. IV - Documentos anexos: telegramas enviados ao General Spínola. Jornal Correo - Nueva era. Correo entrevista o secretário-geral. Cópia dum requerimento-exposição enviada ao presidente Argelino Ben Bella pelo representante da Frente Portuguesa em Marrocos. Vários documentos fac-similados. 2.º Volume - Nota do editor. Dedicatória. A antecâmara do 25 de Abril. O fenómeno Delgado. Na noite de breu. Nascem organizações. Levantamento em Angola (operação Cuito). Pelos povos, com os povos, para os povos. A operação Dulcineia e o 4 de Fevereiro. A nova expressão da luta (tentativas revolucionárias). Ad Hominem. Canalhas. Rol de testemunhas. Democracia de mandarins (antes que seja tarde). Etapas dum crime (as 5 Conferências). A armadilha de Badajoz (conferências em Itália e Paris). Código de identificação de Mário Soares, Mário de Carvalho e Emídio Guerreiro, como fundadores e dirigentes da Frente Portuguesa. Quem era o Dr. Bisogno?. Quem é Mário de Carvalho?. O caso de Carvalhão Duarte. O crime. Verdades comprovadas. A carta que "matou Delgado". Nota final do editor.