Centro de Documentação da PJ
Monografia

3875816.E.132
MILHAZES, Margarida André
Catinonas psicoativas : identificação de possíveis biomarcadores de exposição por espetrometria de massa de alta resolução / Margarida André Milhazes.- Lisboa : [s.n.], 2021.- 109 p. ; 30 cm
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Química, apresentada ao Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, tendo como orientadores Alexandra Maria Moita Antunes e Maria João Caldeira.


DROGA SINTÉTICA, SUBSTÂNCIA PSICOTRÓPICA, ANÁLISE DE DROGA, ANÁLISE LABORATORIAL, MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO

Este trabalho foi realizado no âmbito do protocolo estabelecido entre o Instituto Superior Técnico (IST), a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e o Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária (LPC/PJ), e teve duas componentes: 1) um trabalho de investigação com objetivo de identificar metabolitos de Fase I e Fase lI de oito catinonas sintéticas: 3-CIC, 4-CIC, 3-CMC, 4-CMC, 4-MNEP, 4-MNEB, 4-MDMP e 4-MDMB; 2) um estágio no LPC/PJ, que visou a familiarização com os procedimentos envolvidos em processos de apreensão de drogas. Para a identificação dos perfis metabólicas, as Scat foram incubadas in vitro em microssomas de fígado humano, na presença de cofatores de Fase I e Fase lI (glucuronidação) e os metabolitos gerados foram posteriormente identificado por LC-ESI-HRMS/MS. Permitindo a identificação, pela primeira vez, de dois metabolitos de Fase I e um de Fase lI da 3-CIC, um de Fase I e um de Fase lI da 4-CIC, dois de Fase I da 3-CMC, três de Fase I da 4-CMC, dois de Fase I da 4-MNEP, um de Fase I da 4-MNEB e um de Fase I da 4-MDMP. Espera-se que estes metabolitos tenham um papel importante na ação das autoridades forenses e antidopagem, agindo como biomarcadores de exposição das Scat que lhes dão origem. No estágio realizado no LPC/PJ analisaram-se diversas amostras de material apreendido em Portugal através de várias metodologias analíticas, por exemplo GC-MS, contribuindo assim para a realização da Justiça. O material analisado apresentava-se sob inúmeras formas tendo-se destacado o papel impregnado com canabinoides sintéticos.