Biblioteca PGR


PP804
Analítico de Periódico



IFANGER, Fernanda Carolina de Araújo
A criminologia da escola : análise do controle social informal / Fernanda Carolina de Araújo Ifanger
Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, a.23 n.113 (Mar.-Abr. 2015), p.259-285


CRIMINOLOGIA, EDUCAÇÃO, ESCOLA, CONTROLO SOCIAL

O presente artigo apresenta uma pesquisa teórica, baseada nos ensinamentos emanados da Criminologia crítica e a Educação, cujo objetivo é o de analisar o controle social informal realizado pela escola, por vezes olvidado em razão de seu reconhecido papel de transmissão de conhecimentos. Evidencia-se o autoritarismo do controle social informal realizado pelo estabelecimento de ensino, demonstrando que, assim como o controle social formal, ele também representa um modo de modulação de comportamentos que colabora na mantença da estrutura social desigual. Para tanto, conceitua-se o controle social, apresenta-se suas formas de exercício, analisa-se a escola para, ao final, elucidar-se as funções que têm a obediência, a ordem e a disciplina impostas pela instituição, mecanismos utilizados para o exercício do mencionado controle.