Acórdãos TC
Acórdão do Tribunal Constitucional
Nº Convencional: ACTC00004948
Acordão: 94-408-1
Processo: 93-0161
Relator: RIBEIRO MENDES
Descritores: DIREITOS DOS TRABALHADORES
DIREITOS LIBERDADES E GARANTIAS
DIREITOS LIBERDADES E GARANTIAS DOS TRABALHADORES
CONTRATO DE TRABALHO
EXTINÇÃO
CNN
INDEMNIZAÇÃO
CADUCIDADE
INCONSTITUCIONALIDADE ORGANICA
RESERVA RELATIVA DE COMPETENCIA LEGISLATIVA
GOVERNO
Nº do Documento: TCB19940517944081
Data do Acordão: 05/17/1994
Espécie: CONCRETA B
Requerente: MINISTERIO PUBLICO
Requerido: TR LISBOA
Votação: MAIORIA COM 1 VOT VENC
Privacidade: 01
Voto Vencido: NUNES DE ALMEIDA.
Constituição: 1989 ART18 N3 ART53 ART168 N1 B.
Normas Apreciadas: DL 138/85 DE 1985/05/03 ART4 N1 C.
Normas Julgadas Inconst.: DL 138/85 DE 1985/05/03 ART4 N1 C.
Jurisprudência Constitucional:
Área Temática 1: DIREITOS LIBERDADES E GARANTIAS DOS TRABALHADORES. PRINCIPIOS GERAIS DOS DIREITOS E DEVERES FUNDAMENTAIS. ASSEMBLEIA DA REPUBLICA. GOVERNO.
Área Temática 2: DIR TRAB.
Decisão: Julga inconstitucional a norma da alinea c) do n. 1 do artigo 4 do Decreto-Lei n. 138/85, de 3 de
Maio, por violação do disposto nos artigos 18, n. 3, conjugado com o 53, e 168, n. 1, alinea b), da Constituição, que determina que a extinção da
C.N.N. implica a extinção por caducidade dos contratos de trabalho em que esta seja parte.
Sumário: I - Na fiscalização preventiva dos dois diplomas do Governo que extinguiam a CTM e a CNN, o Tribunal Constitucional absteve-se de apreciar a questão de eventual inconstitucionalidade desta norma, por a mesma não consta do pedido formulado pelo Presidente da Republica, afirmando-se nesse acordão que não era em si a questão da extinção dos contratos de trabalho que estava em causa, mas sim e tão so a questão de forma e das condições em que se processava a cessação desses contratos.
II - Entretanto no dominio da fiscalização concreta, veio o Tribunal Constitucional a fixar uma jurisprudencia uniforme das duas secções, embora não unanime, no sentido da inconstitucionalidade das normas perfeitamente identicas constantes dos Decretos-Leis n. 137/85 (extinção da CTM) e 138/85 (extinção da
CNN).
III - Por não haver razões que levem a decidir diferentemente desta jurisprudencia firmada, remete-se para os fundamentos desses acordãos.
Texto Integral: