Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD313
ANTUNES, João Manuel Simões
Segurança interna [Documento eletrónico] : vulnerabilidade ao stress e burnout na Polícia de Segurança Pública / João Manuel Simões Antunes.- Lisboa : [s.n.], 2019.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna com vista à obtenção do grau de mestre em Ciências Policiais, na especialização em Segurança Interna, elaborada sob a orientação de Joana Brites Rosa. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 1,93 MB em formato PDF (55 p.).


STRESS POLICIAL, PESSOAL DE POLÍCIA, POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, TESE, PORTUGAL

As idiossincrasias da atividade e da cultura organizacional das forças policiais continuam a ser assinaladas como subjacentes a alterações no funcionamento operativo destes profissionais. Com efeito, a variabilidade do ambiente onde operam - invariavelmente expostos a riscos e ao escrutínio da atuação - são fatores no reconhecimento do exercício da atividade policial como uma das profissões que mais desencadeiam stress e, concomitantemente, agudizam a elevação do risco de burnout. Atentos a esta conjuntura, a presente dissertação tem como objetivo refletir sobre a vulnerabilidade ao stress e as dimensões da síndrome de burnout em elementos da Polícia de Segurança Pública [PSP], analisar as associações entre si, bem como as suas variações em função do género. A recolha dos dados foi realizada em contexto grupal, aquando das avaliações periódicas efetivadas pela Divisão de Psicologia da Polícia de Segurança Pública, tendo-se procedido à aplicação de um questionário sociodemográfico, do Maslach Burnout Inventory - MBI e do Questionário de Vulnerabilidade ao Stress - 23 QVS. A amostra foi selecionada por conveniência, tendo participado no estudo 754 agentes da PSP, cuja faixa etária está compreendida entre os 21 e os 60 anos de idade (M=44.6 e DP=7.93). Verificaram-se diferenças entre géneros no burnout, mas não na vulnerabilidade ao stress e foi possível observar a existência de associações significativas entre as dimensões do burnout e entre o burnout e a vulnerabilidade ao stress, sendo estes resultados discutidos de acordo com a literatura.