Centro de Documentação da PJ
Monografia

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ALMEIDA, Lino Leite de
Acidente de trânsito : novos métodos de cálculo de velocidade / Lino Leite de Almeida ; org. Alberi Espindula.- Campinas-SP : Millennium, 2014.- XVI, 160 p. : il. ; 23 cm. - (Biblioteca Espindula ; 5)
ISBN 978-85-7625-303-7


ACIDENTE RODOVIÁRIO, CONDUÇÃO PERIGOSA, SEGURANÇA DOS TRANSPORTES, PERITO

Capítulo I – Mecânica. Velocidade quadrática. Velocidade sobre dois pavimentos. Veículos acoplados. Rendimento dos freios. Velocidade de danos – automóveis. Velocidade de danos – motocicletas. Equação de Severy. Equação de Fricke. Equação de Irureta. Exercícios. Capítulo II - Princípio da Conservação da Energia. Energia. Colisão perpendicular e oblíqua. Colisão oblíqua. Colisão traseira. Colisão frontal. Capítulo III - Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento. Quantidade de movimento. Colisão perpendicular. Colisão traseira. Colisão frontal. Capítulo IV – Casuística. Exercícios / Estudo de casos. 1. Hilux x Palio. I - Método - Princípio da conservação da energia. II - Método - Princípio da conservação da quantidade de movimento. III - Discussão final sobre os resultados obtidos pelos dois métodos. 2. Gol x Parati. I - Método - Princípio da conservação da energia. II - Método - Princípio da conservação da quantidade de movimento. III - Discussão final sobre os resultados obtidos pelos dois métodos. 3. Frontier x Classic. I - Método - Princípio da conservação da energia. II - Método - Princípio da conservação da quantidade de movimento. III - Discussão final sobre os resultados obtidos pelos dois métodos. 4. Peugeot x Titan. I - Método - Princípio da conservação da energia. II - Método - Princípio da conservação da quantidade de movimento. III - Discussão final sobre os resultados obtidos pelos dois métodos. 5. Scania 360 x Mille x Hilux x Gol x Scania 400. I - Método - Princípio da conservação da energia. II - Método - Princípio da conservação da quantidade de movimento. III - Discussão final sobre os resultados obtidos pelos dois métodos. 6. Ka x Classic. I - Método - Princípio da conservação da energia. II - Método - Princípio da conservação da quantidade de movimento. III - Discussão final sobre os resultados obtidos pelos dois métodos. 7. Corolla x Prêmio. I - Método - Princípio da conservação da energia. II - Método - Princípio da conservação da quantidade de movimento. III - Discussão final sobre os resultados obtidos pelos dois métodos. 8. Palio x Saveiro. I - Método - Princípio da conservação da energia. II - Método - Princípio da conservação da quantidade de movimento. III - Discussão final sobre os resultados obtidos pelos dois métodos. 9. Ágile x Kombi. I - Método - Princípio da conservação da energia. II - Método - Princípio da conservação da quantidade de movimento. III - Discussão final sobre os resultados obtidos pelos dois métodos. 10. Micro-ônibus x S10. I - Método - Princípio da conservação da energia. II - Método - Princípio da conservação da quantidade de movimento. III - Discussão final sobre os resultados obtidos pelos dois métodos. Capítulo V - Anexo de Tabelas de Coeficientes de Atrito. Coeficiente de atrito. Tabelas. Considerações finais. Bibliografia.