Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD276
SALGADINHO, Vânia
Tráfico de seres humanos [Documento electrónico] : o perfil dos traficantes em Portugal / Vânia Salgadinho.- Porto : [s.n.], 2015.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Projeto de Graduação apresentado à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos necessários para obtenção do Grau de Licenciada do Curso de Criminologia, tendo como orientadora Ana Isabel Sani. Ficheiro de 1,50 MB em formato PDF (70 p.). Resumo inserto na publicação.


TRÁFICO DE PESSOAS, PERFIL PSICOLÓGICO, PSICOLOGIA CRIMINAL, TESE, PORTUGAL

Na última década a luta contra o tráfico de seres humanos tem vindo a receber uma crescente atenção por parte de diferentes entidades no mundo inteiro. No entanto, e não obstante a multiplicidade de esforços que têm vindo a ser colocados em prática nos últimos anos para combater este fenómeno, a realidade é que, surpreendentemente, muito pouco ainda se sabe acerca daqueles que o praticam. Assim, tendo como objetivos globais dar resposta a esta necessidade de investigação e possibilitar uma melhor compreensão desta realidade em Portugal, este projeto visa apresentar uma proposta de investigação empírica para a identificação das características e padrões sociodemográficos, psicológicos, motivacionais e comportamentais dos traficantes de seres humanos condenados pela prática deste crime em Portugal. Este seria, portanto, um estudo exploratório, de natureza essencialmente qualitativa, conduzido quer através da realização de entrevistas semiestruturadas a uma amostra de indivíduos que se encontrem a cumprir pena de prisão pela prática de todas, e quaisquer formas de tráfico abrangidas pela legislação portuguesa, quer por intermédio da aplicação da técnica de análise documental a processos judiciais sobre os casos de tráfico condenados a nível nacional. Independentemente dos desafios ou obstáculos que possam surgir face a uma futura implementação desta proposta, espera-se um dia poder avançar com uma pesquisa desta natureza em Portugal, acreditando-se que a criação de dados empíricos nesta área poderá constituir uma ferramenta imprescindível na luta contra, aquele que poderá ser considerado, um dos piores crimes que a humanidade é capaz de cometer contra si própria.