Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD302
GONÇALVES, Sara Brites
Determinação médico-legal do género através da avaliação de fotografias intraorais numa população portuguesa [Documento electrónico] / Sara Brites Gonçalves.- Lisboa : [s.n.], 2017.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Trabalho apresentado à Universidade de Lisboa Faculdade de Medicina Dentária, como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária, tendo como orientadora Cristiana Maria Palmela Pereira e co-orientador Rui Filipe Vargas de Sousa Santos. Ficheiro de 1,56 MB em formato PDF (33, XXXVI p.). Resumo inserto na publicação.


ODONTOLOGIA FORENSE, IDENTIFICAÇÃO HUMANA, TESE, PORTUGAL

A determinação do género através da comparação física forense de dados dentários ante mortem e post mortem é utilizada como método de identificação com um elevado grau de precisão. A utilização de métodos não invasivos, como a interpretação de fotografias intraorais, apresenta-se como uma potencial ferramenta nas Ciências Forenses, justificando-se assim a sua aplicação como objeto de estudo neste trabalho. O principal objetivo foi avaliar a fiabilidade de determinação de género de uma população portuguesa através da análise visual de incisivos centrais, incisivos laterais e caninos superiores com recurso a fotografias intraorais. Para tal, foi selecionada uma amostra de 100 indivíduos, de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 10 e os 79 anos no dia do registo fotográfico, tendo sido realizadas três fotografias por indivíduos (frontal, lateral direita e lateral esquerda). Em cada indivíduo foram analisados os dentes 13, 12, 11, 21, 22 e 23, e as fotografias frontal, lateral direita e lateral esquerda. Foi utilizada uma escala de 0 a 6, em que 0 corresponde a género indeterminado; 1 ao género feminino; 2 a provavelmente do género feminino; 3 a determinação ambígua; 4 a provavelmente do género masculino; 5 ao género masculino; e 6 a impossibilidade de avaliação. Os dados foram inseridos em três folhas de Excel e a análise estatística dos dados foi feita usando o software de análise estatística de dados do IBM SPSS Statistic 24 (Statistical Package for the Social Sciences). Com este estudo não foi determinada correlação entre forma dentária e género, pelo que a análise de fotografias intraorais como método de determinação médico-legal de género apresenta pouca fiabilidade.