Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD313
LEMOS, Inês Perestrello Botelheiro de
Proteção policial da vítima [Documento eletrónico] : avaliação do risco do agressor em cenários de violência doméstica / Inês Perestrello Botelheiro de Lemos.- Lisboa : [s.n.], 2019.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna com vista à obtenção do grau de mestre em Ciências Policiais, elaborada sob a orientação de Nuno Poiares e Hugo Guinote. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 2,60 MB em formato PDF (102 p.).


ACTUAÇÃO POLICIAL, PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, TESE, PORTUGAL

A violência doméstica assume uma dimensão preocupante, por ser uma grave violação dos direitos humanos. Apesar da vasta atenção que o fenómeno tem merecido e depois de implementadas várias medidas de gestão e de prevenção deste flagelo, os números não tendem a diminuir. Intervir junto dos agressores de violência doméstica pode ser um fator central para a redução destes casos. A lacuna percecionada ao nível da avaliação do risco junto do agressor, serviu como mote para a investigação que se pretende desenvolver. Assim, esta dissertação tem como objetivo conceber uma metodologia de aplicação da ficha de avaliação do risco (RVD) ao agressor de violência doméstica. Concomitantemente procura-se compreender a pertinência desta ferramenta para a intervenção policial, bem como para a prevenção da reincidência deste tipo de crime. Para isso, utilizou-se o método qualitativo, a partir da criação de dois guiões de entrevista, para dois grupos de informantes-chave privilegiados, nomeadamente profissionais da Polícia de Segurança Pública (PSP) e peritos na área da violência doméstica/avaliação do risco. Os resultados ilustram que esta metodologia será uma mais-valia para a intervenção da PSP, bem como para a prevenção da reincidência do crime de violência doméstica. No entanto, as maiores dificuldades poderão ser recolher informação junto do ofensor. Caso sejam ultrapassadas, este instrumento vai permitir realizar uma avaliação do agressor, bem como uma avaliação do risco mais completa, com o intuito de diminuir e prevenir a reincidência deste tipo de crime.