Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD287
ARAÚJO, Catarina Pinto
A violência sexual nos estudantes universitários portugueses [Documento electrónico] / Catarina Pinto Araújo.- Lisboa : [s.n.], 2017.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Tese submetida como requisito para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia, Especialidade em Psicologia Clínica, apresentada ao ISPA-Instituto Universitário, tendo como orientador José Henrique Pinheiro Ornelas. Ficheiro de 1,04 MB em formato PDF (61 p.). Resumo inserto na publicação.


CRIME SEXUAL, VIOLÊNCIA SEXUAL, ENSINO SUPERIOR, MULHER, PSICOLOGIA CLÍNICA, TESE, PORTUGAL

A violência sexual contra as mulheres em contexto universitário é um fenómeno preocupante a nível mundial, deste modo o presente estudo tem como objetivo determinar e caraterizar a prevalência da violência sexual nos estudantes universitários portugueses, pois este tipo de investigação é escassa em Portugal. A presente investigação envolveu 175 estudantes universitários, com idades a partir dos 17 anos, que preencheram o questionário online. Os resultados obtidos na investigação mostram 11,99% dos participantes estiveram envolvidos em relações sexuais não consentidas com alguém por ter sido exercida pressão psicológica ou ameaças da outra pessoa; 5,14% afirma ter tido atividades sexuais não consentidas devido ao uso de força física e 5,14% responde que as atividades sexuais se deveram ao consumo de álcool ou drogas. Os perpetradores da violência sexual são maioritariamente conhecidos da vítima. No que diz respeito às consequências ao nível académico, 33,3% dos participantes que experienciaram relações sexuais não consentidas, afirma ter tido repercussões devido a esse ato. É imprescindível que as medidas preventivas passem pela difusão de informação nos jovens, o mais cedo possível, para que desse modo, consigam lidar com a rejeição e compreender o que é apropriado fazer ou não a outra pessoa.