Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD268
SANTOS, Paulina Viegas Festas
Comportamento electroquímico das cianotoxinas Microcistina-LR i Nodularina e dos seus produtos de degradação [Documento electrónico] / Paulina Viegas Festas Santos.- Coimbra : [s.n.], 2011.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação apresentada para provas de Mestrado em Química, área de especialização em Química Forense Forense, do Departamento de Química da FCTUC, tendo como orientadora Ana Maria Coelho Ferreira de Oliveira Brett. Resumo inserto na publicação.


QUÍMICA FORENSE, TESE, PORTUGAL

A microcistina-LR (MC-LR) e a nodularina (NOD) são duas potentes hepatotoxinas produzidas por várias estirpes de cianobactérias. O presente trabalho teve como objectivo investigar o comportamento electroquímico da MC-LR e da NOD na superfície de um eléctrodo de carbono vítreo (GCE), bem como dos produtos da sua degradação em meio aquoso. A MC-LR e a NOD são oxidadas irreversivelmente numa reacção independente do pH que ocorre com a transferência de um electrão. Foi também investigado o comportamento electroquímico dos aminoácidos constituintes das hepatotoxinas. Os centros electroactivos da MC-LR e da NOD, responsáveis pela resposta electroquímica de cada uma das toxinas, foram determinados. Após a incubação em diferentes electrólitos de suporte, a MC-LR e a NOD apresentaram alterações no seu perfil electroquímico, devido à degradação química destas toxinas em solução. Os produtos de degradação são electroactivos, sendo oxidados à superficie do GCE numa reacção de transferência de electrão irreversível, dependente do pH do electrólito de suporte e na qual são transferidos um electrão e um protão. Os produtos de oxidação resultantes são posteriormente oxidados reversivelmente com a transferência de dois electrões e de dois protões, dependente do pH. A degradação das toxinas MC-LR e NOD foi confirmada por HPLC-UV e, após comparação com compostos análogos, foram propostos mecanismos para a oxidação e para a degradação da MC-LR e da NOD.