Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD313
ARAÚJO, Ricardo Manuel Bonjardim
Perceções sobre o cyberbullying no contexto de trabalho [Documento eletrónico] : um estudo exploratório / Ricardo Manuel Bonjardim Araújo.- Braga : [s.n.], 2020.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação de Mestrado em Estudos de Gestão, apresentada à Universidade do Minho, tendo como orientadora Maria Emília Pereira Fernandes. Ficheiro de 1,00 MB em formato PDF (94 p.). Resumo inserto na publicação.


CRIME VIA INTERNET, REDE SOCIAL, VIOLÊNCIA, POLÍTICA DA EMPRESA, METODOLOGIAS, TESE, PORTUGAL

O cyberbullying tem sido um fenómeno bastante estudado em contexto escolar, estando a literatura sobre o contexto de trabalho ainda num estágio embrionário. Com a crescente evolução da tecnologia e a sua integração nos postos de trabalho, começou a existir uma diluição entre os horários laborais e de descanso. Neste sentido, estudar o cyberbullying em contexto de trabalho e de que forma os recursos humanos podem prevenir e combater este fenómeno foram o objetivo deste estudo. Para isso, foram estudadas as perceções das redes sociais, do cyberbullying, as experiências vivenciadas e as práticas e políticas das empresas. Para a elaboração deste estudo, optou-se por uma metodologia qualitativa e pelo método da entrevista semiestruturada. Como técnica de recolha de dados elegeu-se a bola de neve, tendo feito parte deste estudo 12 participantes formados ou com experiência em recursos humanos e gestão de sistemas de informação. Em relação aos resultados obtidos, os entrevistados relataram que é fundamental o uso de computador para realizar as suas funções, onde a maioria tem os colegas nas redes sociais. Sobre o ambiente nas redes sociais, existiu uma divisão nas respostas dos entrevistados. Houve um consenso geral do que é o cyberbullying. Em termos de impacto, os participantes estavam a par da gravidade do fenómeno, referindo que este será cada vez mais frequente nos locais de trabalho. Apenas 25% dos intervenientes reportaram as suas experiências, sendo que um deles é considerado como agressor. Nas soluções apresentadas para minimizar os impactos do cyberbullying, foram referidos: o teambuilding, palestras, ações de consciencialização e sensibilização, formação, criação de laços saudáveis entre colaborados e, por fim, a utilização de ferramentas qualitativas de diagnóstico para uma melhor avaliação dos casos.