Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD313
CATANHO, José Marco Santos
Videovigilância em viaturas policiais [Documento eletrónico] : o caso particular da Polícia de Segurança Pública / José Marco Santos Catanho.- Lisboa : [s.n.], 2010.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna com vista à obtenção do grau de mestre em Ciências Policiais, elaborada sob a orientação de José Ramos. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 1,48 MB em formato PDF (121 p.).


VIDEOVIGILÂNCIA, VIGILÂNCIA POLICIAL, MEIO DE PROVA, ACTUAÇÃO POLICIAL, POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, TESE, PORTUGAL

A Polícia tem uma missão cada vez mais exigente na sociedade, muito por conta da alteração dos comportamentos sociais e dos sucessivos avanços tecnológicos tornando-se mais difícil garantir a ordem e a tranquilidade públicas, i.e., a segurança necessária para um pleno gozo da liberdade. Estes dois valores, segurança e liberdade, assumem um especial papel nas sociedades democráticas, são dois pilares essenciais deste estado social. Assim, não podemos ignorar o valoroso contributo que as novas tecnologias podem dar para a segurança e para o normal desenrolar da actividade policial. Hoje, mais que nunca, aposta-se muito na prevenção dos fenómenos criminais e importa não só prevenir a criminalidade em geral, mas também prevenir os crimes praticados contra os polícias e os crimes praticados por polícias contra os cidadãos, no exercício da sua missão. Pelo exposto, pensamos que a videovigilância embarcada nas viaturas policiais representa um meio eficaz de prevenir e reduzir esses ilícitos, entre polícias e cidadãos, o que de um modo geral representaria uma melhoria da actuação policial e consequentemente, contribuiria para a construção de uma opinião mais favorável sobre a actuação da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Administração Pública. De igual forma, este equipamento constituiria uma enorme valência para todas as áreas de intervenção da PSP, um excelente meio de obtenção de prova e garantiria um total apreço pelos direitos fundamentais de todos os cidadãos.