Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD287
MACHADO, Paulo
O papel da GNR no contexto da Cibersegurança Nacional [Documento electrónico] / Paulo Machado.- Pedrouços : [s.n.], 2015.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Trabalho de investigação individual do CEMC--14/15, tendo como orientador Nuno Miguel Parreira da Silva. Ficheiro de 1,52 MB em formato PDF (74 p.). Resumo inserto na publicação.


FORÇA DE SEGURANÇA, GUARDA NACIONAL REPUBLICANA, SEGURANÇA INFORMÁTICA, TESE, PORTUGAL

A presente investigação tem como objetivo geral analisar como as forças e serviços de segurança, e em particular a GNR, poderão atuar no contexto da cibersegurança na sociedade portuguesa, procurando assim acrescentar conhecimento empírico que contribua para uma visão integradora dos esforços em curso neste domínio. Pela sua flexibilidade optamos por uma estratégia de investigação qualitativa e relativamente ao design da pesquisa optou-se pelo estudo de caso. Os métodos e técnicas utilizadas foram as entrevistas de aprofundamento- passíveis de tratamento através da análise de conteúdo, e a análise documental. Como resultado principal destacamos o diagnóstico de conjunto que fundamenta eventuais mudanças ou orientações que a GNR possa vir a prosseguir no âmbito da cibersegurança. E como conclusões mais importantes salientamos que deveria ser criado na estrutura da GNR um órgão autónomo e especializado em matérias de cibersegurança, a conceptualização relacionada com cyberpolicing e a criação de um CSIRT.