Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD318
ESTEVES, Rui Pedro de Castro Neumann
Raptos, sequestros e tomada de reféns [Documento electrónico] : paradigmas e incongruências / Rui Pedro de Castro Neumann Esteves.- Lisboa : [s.n.], 2015.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação com vista à obtenção do grau de Mestre em Direito e Segurança, apresentada à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo como orientador Armando Marques Guedes. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 3.19 MB em formato PDF (129 p.).


SEQUESTRO DE PESSOAS, TOMADA DE REFÉNS, TERRORISMO, ESTUDO DE CASOS, TESE

Na presente dissertação, abordamos os paradigmas e incongruências que envolvem as crises de raptos, sequestros e tomadas de reféns. Incidimos particularmente nos reféns estrangeiros capturados por movimentos terroristas e guerrilhas. São realçados os principais eventos globais que contribuíram para a consciencialização colectiva sobre o fenómeno, assim como as evoluções dos acordos e protocolos internacionais. Focalizamo-nos nos episódios que envolveram Portugal ou portugueses no estrangeiro, com especial incidência nos raptos de portugueses no enclave de Cabinda. São igualmente abordadas as problemáticas associadas ao pagamento de resgates, a crescente implicação de agentes privados na resolução destas crises e as incongruências nas motivações dos raptores.