Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD342
FERREIRA, Catarina Reis
Territórios de (des)humanização [Recurso eletrónico] : reflexão sobre espaços de crime, privação e resistência / Catarina Reis Ferreira.- Porto : [s.n.], 2023.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação de mestrado em Arquitetura, apresentada à Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Ficheiro de 56,6 MB em formato PDF (201 p.).


ZONA URBANA DESFAVORECIDA, CRIMINALIDADE, MARGINALIDADE, SOCIOLOGIA, PSICOLOGIA, REINSERÇÃO SOCIAL, SANÇÃO PENAL

Esta dissertação resulta do estudo dos territórios urbanos de pobreza, marginalidade e criminalidade e, por consequência, dos espaços de privação de liberdade. Resulta também da preocupação com o círculo vicioso em que estes espaços estão inseridos e as suas repercussões na urbe (aumento da criminalidade, das pessoas sem abrigo, da insegurança na cidade e, consequentemente, da perda de urbanidade). A reflexão sobre o vasto leque de espaços urbanos que o título engloba (“Territórios de (Des)Humanização”) visa, não uma solução para as problemáticas apresentadas, mas uma análise crítica sobre as mesmas. Não parte à procura de uma finalidade, mas sim que as questões e os problemas levantados sejam alvo de um pensamento crítico e da visibilidade de que carecem. Enquadrada na escala espaço-temporal dos últimos 80 anos na cidade do Porto, é pretendido compreender as dinâmicas políticosociais na construção e transformação dos territórios urbanos de estudo. Com esse objetivo, é adotada uma base metodológica que partirá da investigação de casos de estudo e de testemunhos de quem habita ou habitou estes espaços, em conjugação com as várias ciências sociais (Sociologia, Política e Psicologia) necessárias para a sua compreensão.