Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD276
MARTINS, Daniela Carisa Oliveira
A implementação da auditoria interna numa câmara municipal do Minho [Documento electrónico] / Daniela Carisa Oliveira Martins.- Porto : [s.n.], 2015.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Auditoria, tendo como orientador Fernando Teixeira Pinto. Ficheiro de 1,13 MB em formato PDF (74 p.). Resumo inserto na publicação.


AUDITORIA, PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO, ADMINISTRAÇÃO LOCAL, TESE, PORTUGAL

Este trabalho incide sobre um estágio realizado num Município do Minho com o objetivo de contribuir para a implementação de um departamento de Auditoria Interna. Foi efetuado um estudo exaustivo dos documentos existentes, tendo-se sugerido novas e atualizadas versões, designadamente da Norma de Controlo Interno e do Plano de Prevenção dos Riscos de Corrupção e Infrações Conexas. Para além disso, foi realizado um inquérito aos Municípios do Minho que permitiu concluir o seguinte: o reconhecimento generalizado da importância da Auditoria Interna (embora apenas 20% dos inquiridos tenham esse departamento de funcionamento); quase 90% das autarquias dizem possuir uma Norma de Controlo Interno, embora 38% reconheçam que não está atualizada; quanto ao Plano de Prevenção dos Riscos de Corrupção e Infrações Conexas, também cerca de 90% dizem possuir, mas novamente 62% reconhece não estar atualizado. Podemos assim concluir que há um enorme potencial de desenvolvimento e de aperfeiçoamento da Auditoria Interna nas autarquias, em particular do Minho, zona de objeto do nosso estudo.