Centro de Documentação da PJ
Monografia

3592123.F.15
MARQUES, Alexandra de Fátima Ludovico
Estudo da toxicologia de metais pesados no organismo humano por fluorescência de raios-X : patologias clínicas e contaminação ambiental / Alexandra de Fátima Ludovico Marques.- Lisboa : [s.n.], 2003.- 231 f. ; 30 cm
Tese de doutoramento em Biofísica apresentada à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tendo como orientadora Maria Luísa Leonardo. Resumo retirado do artigo publicado em Polícia e Justiça, Loures, III Série, n.º 7 (Janeiro-Junho 2006), p. 285-297, que tem por base a dissertação.


TOXICOLOGIA, ESPECTROSCOPIA, ANÁLISE LABORATORIAL, ANÁLISE DE VESTÍGIOS, TESE, PORTUGAL

Este trabalho consiste numa contribuição para o estudo da acumulação dos metais pesados nos tecidos humanos. As amostras foram recolhidas post-mortem e congeladas até à sua análise. Procedeu-se ao estudo da idade, sexo, causa de morte e doenças específicas. Todas as amostras foram analisadas, sem serem sujeitas a tratamento químico, por espectroscopia de fluorescência de raios X. Esta técnica tem a capacidade de analisar vários elementos em simultâneo em concentrações muito baixas, pelo que constitui uma ferramenta muito eficiente no estudo de elementos vestigiais. Por outro lado, a facilidade da preparação da amostra e da sua análise, e a pequena quantidade de amostra necessária, tornam esta técnica muito adequada na análise de tecidos humanos.