Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD276
QUENTAL, Ana Raquel de Pinho Sousa
Análise toxicológica da cocaína e dos seus metabolitos em contexto forense [Documento electrónico] / Ana Raquel de Pinho Sousa Quental.- Porto : [s.n.], 2015.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas, tendo como orientadora Márcia Cláudia Dias de Carvalho. Ficheiro de 1,83 MB em formato PDF (88 p.). Resumo inserto na publicação.


COCAÍNA, TOXICOLOGIA FORENSE, ANÁLISE DE DROGA, ANÁLISE LABORATORIAL, TESE, PORTUGAL

Apesar do declínio no consumo de cocaína observado nas últimas décadas, esta continua a ser uma das drogas ilícitas mais consumidas no mundo. A cocaína possui múltiplas ações centrais e periféricas, sendo um potente estimulante do sistema nervoso central e também um anestésico local com propriedades vasoconstritoras. O seu consumo está frequentemente associado a um aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial e da temperatura corporal. Em casos de overdose, estas alterações podem ser acompanhadas por convulsões e, eventualmente, morte por paragem cardiorrespiratória. O consumo continuado desta droga está associado ao aparecimento de complicações, sendo mais frequentes as cardíacas (enfarte agudo do miocárdio, arritmias), pulmonares, neurológicas e psiquiátricas (manifestações psicóticas). Deste modo, a determinação da cocaína e dos seus metabolitos em amostras biológicas assume grande interesse em Toxicologia Clínica e Forense. No âmbito da Toxicologia Forense, a cocaína encontra-se envolvida em questões do âmbito judicial, podendo ser a causa de morte do indivíduo (por exemplo, em situações de overdose) ou ter contribuído para tal. Está igualmente envolvida na alteração da performance humana (por exemplo, efeitos na condução rodoviária) e em situações de rastreio de drogas ilícitas (por exemplo, requisito para desempenhar determinadas atividades profissionais). Este trabalho surge com o intuito de enfatizar a importância da cocaína em contexto forense. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada primeiramente uma revisão da literatura sobre as características principais da cocaína, incluindo a prevalência do seu consumo, formas de administração, aspetos farmacocinéticos e farmacodinâmicos, efeitos fisiológicos e toxicidade aguda e a longo prazo. Posteriormente, são referidos vários aspetos relevantes em contexto forense, nomeadamente a redistribuição post-mortem desta droga, as matrizes biológicas tradicionais e alternativas usadas na sua deteção, os procedimentos de colheita e preservação dessas amostras, as metodologias empregues na análise toxicológica e as potenciais áreas de aplicação dessas análises.