Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD279
MARQUES, Daniel Filipe Fernandes
Estudo de balística interna [Documento electrónico] / Daniel Filipe Fernandes Marques.- Lisboa : [s.n.], 2014.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Mecânica, apresentada ao Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, tendo como orientadores Aires José Pinto dos Santos, Sara de Jesus de Vidigal e Almada Lobo. Ficheiro de 10,9 MB em formato PDF (88 p.). Resumo inserto na publicação.


BALÍSTICA, ARMA DE FOGO E MUNIÇÕES, EXÉRCITO, MATEMÁTICA, TESE, PORTUGAL

O conhecimento e a compreensão dos processos que ocorrem no interior do tubo de uma arma de fogo, desde a ignição da carga propulsora, até à saída do projétil, é importante no desenvolvimento do armamento, de uma forma económica e segura. Com a modelação matemática destes processos, que é uma abordagem muito utilizada atualmente, é possível otimizar a carga explosiva e os materiais utilizados. Este estudo foi realizado no âmbito do projeto FIREND, resultante da colaboração entre a Academia Militar e o Instituto Superior Técnico. O modelo desenvolvido foi aplicado a um sistema, arma, carga propulsora e projétil, já existente, tendo os resultados obtidos sido validados com o software PRODAS e tabelas referentes ao presente sistema. Para melhor compreender a importância das variáveis envolvidas, é feita uma análise de sensibilidade a diversos parâmetros balísticos, mantendo constante as dimensões da arma em estudo. Na análise dos resultados verifica-se que a cinta de travamento é um elemento muito importante, alterando significativamente os valores da pressão e da velocidade. Verificou-se também que com cargas propulsoras de maior taxa de queima é possível obter valores mais elevados de pressão máxima e velocidade à saída.