Centro de Documentação da PJ
Monografia

35088Stop Icon
NETO, Osvaldo Negrini, e outro
Dinâmica dos acidentes de trânsito : análises, reconstruções e prevenção / Osvaldo Negrini Neto, Rodrigo Kleinübing ; org. da série Domingos Tocchetto.- 4.ª ed.- Campinas-SP : Millennium, 2012.- XX, 442 p. : il. ; 23 cm. - (Tratado de perícias criminalísticas)
ISBN 978-85-7625-256-6


ACIDENTE RODOVIÁRIO, SEGURANÇA DOS TRANSPORTES, PERITO

Capítulo I - A Perícia em Acidentes de Trânsito. 1. A Criminalística como ciência. 2. Princípios básicos da perícia. 2.1. Princípio da observação. 2.2. Princípio da análise. 2.3. Princípio da interpretação. 2.4. Princípio da descrição. 2.5. Princípio da documentação. 3. Uma visão sistêmica dos acidentes de trânsito. 4. Os mitos dos acidentes de trânsito. 5. Introdução aos acidentes de trânsito. 5.1. Conceito de acidente de trânsito. 5.2. Características dos acidentes de trânsito. 5.3. Estatísticas de acidentes de trânsito. 5.4. Níveis de investigação em acidentes de trânsito. 5.5. Fatores causais intervenientes em acidentes de trânsito. 5.6. Modelos de análise de causas de acidentes de trânsito. 5.7. Um enfoque a respeito de causas de acidentes de trânsito. 5.8. Uma classificação de causas de acidentes de trânsito. 5.9. Sobre o fator causal humano dos acidentes de trânsito. 5.10. Sobre o fator causal veicular dos acidentes de trânsito. 5.11. Sobre o fator causal viárioambiental. 5.12. Medidas preventivas eficazes em acidentes de trânsito. 5.13. Programa de prevenção em acidentes de trânsito. 5.14. Fases de um acidente de trânsito e respectivas ações preventivas. 5.15. A prioridade da segurança no trânsito. 5.16. Visão genérica das provas em acidentes de trânsito. 5.17. Fases de uma perícia de acidentes de trânsito. 5.18. Mecanismos de lesões em acidentes de trânsito. 5.19. O papel da perícia em acidentes de trânsito. 5.20. Tabela estatística de acidentes de trânsito. Capítulo II - Princípios de Física dos Acidentes de Trânsito. 1. Conceitos e definições. 2. Leis da mecânica. 3. Momento linear e angular. 3.1. Momento linear. 3.2. Momento angular. 3.3. Torque. 4. Princípio da conservação da quantidade de movimento. 5. Aplicações do PCQM. 5.1. Introdução. 5.2. Análise física do acidente. 5.2.1. Orientação dos danos. 5.2.2. Conservação do momentum linear. 5.2.3. Solução analítica da equação. 5.3. Comentários a respeito da solução analítica. 5.3.1. Sobre a expressão obtida. 5.3.2. Sobre a conservação da energia. 5.3.3. Impulso e força máxima. 5.3.4. Sobre as velocidades iniciais e finais dos veículos. 5.4. Solução vetorial. 6. Planilha para cálculo de velocidades. 6.1. Introdução. 6.2. Manual básico de operação da planilha. 6.2.1. Como inserir dados e utilizar a planilha. 6.2.2. Obtendo dados no local. 6.2.3. Testando valores. 6.2.4. Exemplos de planilhas de acidentes de trânsito. 7. O Uso do PCQM nas perícias. 8. Exercícios. Capítulo III - Física da Colisão - O Método da Energia. 1. Introdução - Velocidade x Danos. 1.1. Dinâmica de uma colisão. 1.2. Tipos de colisão. 1.3. Forças de interação. 2. Ferramentas físicas e matemáticas. 3. Colisões centrais. 4. Cálculo da diferença entre as velocidades de aproximação ∆Va. 5. Análise das velocidades iniciais dos veículos. 6. Cálculo das velocidades totais ∆Vt. 7. Colisões não centrais. 8. A massa efetiva e o cálculo de velocidades. 9. O cálculo da diferença entre velocidades pelas deformações. 10. O coeficiente de restituição no cálculo de velocidades. 10.1. O coeficiente de restituição de Poisson. 10.2. Relação entre o coeficiente de restituição e a energia dissipada pelos danos. 10.3. O uso do coeficiente de restituição em acidentes reais. 11. Discussão sobre a confiabilidade do método. 11.1. Os coeficientes de deformação A e B. 11.2. Relação entre os métodos do Crash e de Campbell.11.3. Colisões Tipo "Engavetamento" (Underride). 12. Problemas de aplicação. Capítulo IV - Métodos Alternativos para o Cálculo de Velocidades. 1. Introdução. 2. Avaliação de velocidade pela ruptura do parabrisa. 3. Avaliação da velocidade de um veículo em choque contra poste. 3.1. Princípios físicos. 3.2. Cálculos da área da seção, volume e massa. 3.3. Velocidade de impulso do poste. 3.4. Cálculo da velocidade do veículo. 4. Usando o Método do Crash3. 4.1. O Método de Campbell pela NTSB. 4.2. A Fórmula de Morgan & Ivey. 4.3. A Fórmula de Nystrom & Kost. 4.4. O Método CF de Vomhof. 4.5. O Método de Wood. 4.6. O Método de Daily. 4.7. Discussões e Conclusão. 5. Método da Linearização do Momento (MLM). 6. Avaliação da velocidade pela precipitação (salto) do veículo. 7. A velocidade nos atropelamentos. 7.1. A perícia nos atropelamentos. 7.2. Métodos de avaliação de velocidade. 7.3. Cálculo de (in)evitabilidade em atropelamentos. 7.4. Método dos 3 Pontos. Apêndice - Aplicações da física dos acidentes de trânsito em estudos de casos reais. Apêndice A - Laudo complementar sobre cálculo de velocidade de veículo atropelante com base em ruptura de vidro parabrisa. Apêndice B - Avaliação da velocidade de um veículo em choque contra poste. Apêndice C - Aplicação do método alternativo de cálculo - Linearização da Quantidade
de Movimento. Apêndice D - Aplicação do método da velocidade de salto. Apêndice E - Cálculo de velocidade pelo Pecam -Utilização da PAT - Colisão perpendicular. Apêndice F - Cálculo de velocidade pelo PCQM - Utilização da PAT - Colisão Transversal Oblíqua. Apêndice G - Cálculo de velocidade pelo PCQM - Análise de acidente em rodovia envolvendo caminhonete e moto. Apêndice H - Determinação do sítio da colisão em acidentes de trânsito a partir da quantificação dos posicionamentos dinâmicos dos veículos em uma colisão. 8. Exercícios. Capítulo V - Velocidade crítica em curvas. 1. Introdução. 2. A origem da força centrípeta. 3. Determinação dos parâmetros de cálculo: raio de curvatura e altura do centro de gravidade. 4. Exemplo de Aplicação - Estudo de caso de tombamento. 4.1. Histórico. 4.2. Do objetivo do trabalho. 4.3. Das peças oferecidas para apreciação. 4.4. Da análise das peças submetidas a estudo. 4.5. Da análise da via de tráfego. 4.6. Da análise do veículo. 4.7. Da velocidade em que trafegava o veículo. 4.8. Da ocorrência de tombamento. 4.9. Conclusão. 5. Exercícios. Capítulo VI - Análise pericial de acidentes de trânsito simulados. 1º Caso. 2º Caso. 3º Caso. Capítulo VII - Análise das Causas e Normas de Perícias de Acidentes de Trânsito. Parte I. 1. Introdução. 2. A velocidade como causa do acidente. 3. Análise da dinâmica de acidentes. 3.1. Exercício resolvido: dinâmica de acidente. Parte II - O levantamento do local e o laudo pericial. 1. Introdução. 1.1. Peritos oficiais. 1.2. Pareceres. 2. Procedimentos gerais nas perícias de acidentes de trânsito. 2.1. Quesitos oficiais relacionados com locais de acidente de trânsito. 2.2. "Auto-quesitos" do perito em acidentes. 3. Normas. 4. Técnicas de levantamento de locais de acidentes de trânsito. 4.1. Procedimentos gerais. 4.2. O laudo pericial de acidente de trânsito. Parte III - Recomendações técnicas para a padronização de procedimentos e metodologias. 1. Principais tipos de perícias em acidentes de trânsito. 1.1. Exame pericial em local de acidente de trânsito. 1.2. Exame pericial de levantamento em local de acidente de trânsito. 1.3. Exame pericial complementar em local de acidente de trânsito. 1.4. Exame pericial mecânico em veículos envolvidos em acidente de trânsito. 1.5. Exame pericial em aparelho registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo. 1.6. Exame pericial em veículos supostamente envolvidos em acidente de trânsito. 2. Exames mínimos indispensáveis em perícias de acidentes de trânsito. 3. Técnicas e metodologias empregadas nos exames periciais de acidentes de trânsito. 4. Equipamentos e recursos indispensáveis em perícias de acidentes de trânsito. 5. Qualificação dos peritos para realizarem perícias de acidentes de trânsito. 6. Estrutura mínima do laudo pericial criminalístico de acidentes de trânsito. 6.1. Preâmbulo. 6.2. Dos quesitos. 6.3. Histórico. 6.4. Do local. 6.5. Do(s) veículo(s). 6.6. Da(s) vítima(s) fatal(is). 6.7. Do estudo da dinâmica do evento. 6.8. Conclusão(ões) e/ou respostas aos quesitos. 6.9. Fecho ou encerramento. 7. Exercícios resolvidos. Capítulo VIII - A Física da frenagem. 1. Introdução. 2. Influência da geometria do veículo na frenagem. 3. Frenagem com duas rodas. 4. Variações da frenagem em função da geometria e do dimensionamento dos freios. 5. Discussão e conclusões. 6. Frenagem irregular. 7. Espaço total de parada. 8. Sistema de freios antitravamento (ABS). 8.1. Cálculo de velocidade com freios ABS. 9. Considerações sobre o atrito. 10. Exercícios. Capítulo IX - Análise, prevenção e tópicos especiais. 1. Introdução. 2. Deslocamento de ar por veículo de grande porte. 2.1. Equacionamento do fenômeno. 2.2. Exemplo numérico. 3. O mito da aquaplanagem. 3.1. Introdução. 3.2. O fenômeno da aquaplanagem. 3.3. O conceito aeronáutico da aquaplanagem. 3.4. Análise sistêmica dos casos suspeitos de aquaplanagem. 3.5. Aspectos relativos à aderência. 3.6. Considerações finais. 4. A utilização de faixas retrorrefletivas de cores amarela e vermelha em ônibus e microônibus. 4.1. Introdução. 4.2. A segurança veicular ativa e passiva. 4.3. Faixas retrorrefletivas de cores amarela e vermelha. 4.4. Efeitos indesejáveis envolvendo ônibus e microônibus. 4.5. A (in)evitabilidade dos acidentes de trânsito envolvendo ônibus e microônibus. 4.6. Conclusão. 5. A sinalização e a perícia. 5.1. Pardais e mortes na estrada. 5.2. A "lei seca" e seus problemas. 6. O efeito da neblina associado aos acidentes de trânsito. 6.1. Acidentes de trânsito de engavetamento. 6.2. Fatores causais associados aos eventos de engavetamento. 6.3. Efeito da neblina no sistema perceptual humano. 6.4. Conclusão. 7. Porta-bicicletas para ônibus: um exemplo de "insegurança veicular". 8. Efeito degrau e ofuscamento. 8.1. Efeito degrau – automóveis. 8.2. Efeito degrau – motocicletas. 8.3. Ofuscamento. 8.3.1. Faróis em sentido contrário. 8.3.2. Ofuscamento pelo sol. Capítulo X - O Programa "Velocalc 2.0" - Simulações e Tabelas. 1. "Software" para Acidentes de Trânsito - Colisões Bidimensionais. 1.1. Introdução: Velocalc 2.0 - Um software em física forense e os acidentes de trânsito. 1.2. Princípios físicos na construção do "Velocalc". 1.2.1. Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento (PCQM). 1.2.2. Solução analítica da equação. 1.3. O Software Velocalc 2.0 e a simulação de acidentes. 1.3.1. Procedimentos de uso. 1.3.2. O efeito da rotação no cálculo da velocidade. 1.3.3. Descrição do método. 1.3.4. Avaliação da velocidade pela rotação no Velocalc 2.0. 1.4. Advertência aos usuários do Velocalc. 2. Reconstituição esquemática de acidente de trânsito. 2.1. Introdução. 2.2. Via de tráfego. 2.3. Vestígios presentes na via de tráfego. 2.4. Danos nos veículos. 2.5. Manobra evasiva realizada pelo condutor da motocicleta. 2.6. Interação veicular. 2.7. Sítio da colisão. 2.8. Velocidade imprimida pelos condutores dos veículos. 2.9. Trajetórias dos veículos na iminência da colisão. 2.10. Estudo de causas. 3. Tabelas de tempo de reação e distância de frenagem, incluindo tempo de reação mecânica do veículo, para diversos coeficientes de atrito. Capítulo XI - Acidentes e análises especiais. 1. Caminhões X Ônibus - tragédias anunciadas. 1.1. Introdução. 1.2. O Desastre de Trânsito da BR 290. 1.3. O Desastre de Trânsito da BR 282. 1.4. Das soluções para o efeito abridor de latas. 1.5. Das soluções para o efeito lança-toras. 1.6. Considerações finais. 2. Análise metalográfica e de fratura aplicadas aos acidentes de trânsito. 2.1. Introdução. 2.2. Análise em eixo de direção hidráulica. 2.3. Análise de barra estabilizadora. 2.4. Discussão dos resultados. 2.5. Análise de falha em peça de suspensão - a força da perícia. 3. Sistema de amortecimento de impacto - Air Bag. 4. Breve introdução à análise de pneus. Bibliografia.