Centro de Documentação da PJ
Analítico de Periódico

CD 294
FARIA, Dalva Lúcia Araújo de, e outro
Um exemplo de aplicação da microscopia Raman na autenticação de obras de arte [Documento electrónico] / Dalva Lúcia Araújo de Faria, Thiago Sevilhano Puglieri
Química Nova, São Paulo, Vol. 34, nº 8 (2011), p. 1323-1327


OBRA DE ARTE, FALSIFICAÇÃO DE OBRA DE ARTE, ANÁLISE DE TINTAS, ANÁLISE LABORATORIAL

Descreve-se como a microscopia Raman foi empregue na caracterização dos pigmentos utilizados num desenho atribuído a Tarsila do Amaral, um dos mais importantes artistas brasileiros. O trabalho (lápis colorido sobre papel), supostamente produzido na década de 1920, corresponde a uma composição muito simples, onde o azul, o verde e o marrom foram as cores usadas. O azul da Prússia foi encontrado como o pigmento azul, enquanto o verde era uma mistura de ftalocianina de cobre e um corante amarelo; o pigmento marrom era um composto carbonado. O azul da Prússia foi substituído por ftalocianina como pigmento desde o final da década de 1930, e a possibilidade de que este poderia ter sido usado como pigmento na década de 1920, descartada.