Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD336
GONÇALVES, Joana Filipa Mendes
Psicologia forense nas forças de segurança [Recurso eletrónico] : o profiling em crimes de violência doméstica / Joana Filipa Mendes Gonçalves.- Lisboa : [s.n.], 2023.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação de Mestrado Integrado em Ciências Policiais XXXV Curso de Formação de Oficiais de Polícia, tendo como orientador Paulo Sargento Santos, e apresentada ao Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Ficheiro de 2,42 MB em formato PDF (116 p.).


PSICOLOGIA CRIMINAL, PERFIL PSICOLÓGICO, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, FORÇA DE SEGURANÇA, POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, TESE

Atualmente, com a dimensão abismal que tem vindo a representar, o crime de violência doméstica é considerado um flagelo que se tem refletido em vários homicídios todos os anos. Como tal, torna-se imprescindível criar estratégias de prevenção no âmbito da violência doméstica, de modo que seja possível antecipar as medidas necessárias à não concretização do mesmo. Neste sentido, a presente investigação procurou analisar a opinião de psicólogos e juristas sobre a utilidade da aplicação de uma medida compósita de avaliação do risco de homicídio no quadro da violência doméstica para articulação de indicadores psicológicos do putativo agressor com os indicadores estatísticos em vigor. Destarte, a investigação pressupõe a realização de entrevistas semidiretivas a psicólogos das forças de segurança e a juristas, selecionados por critérios de conveniência, de forma a perceber o que é necessário para articular, com o método já implementado da avaliação do risco de violência doméstica, o perfil criminal do putativo agressor. Neste sentido, a análise de conteúdo realizada às entrevistas mostrou que se constitui importante o apuramento de dados do foro psicológico na ficha de avaliação do risco de violência doméstica. Assim, os resultados sugerem que quer os psicólogos quer os juristas concordam com a necessidade de incluir indicadores comportamentais e de personalidade, ainda que avaliem como necessária a adequação da medida ao contexto e ao avaliador.