Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD334
CALÇÔA, Sandra Sofia Elias
O crime de violação segundo duas perspectivas diferentes [Recurso eletrónico] : passagem ao ato neurótica vs passagem ao ato psicótica : estudo comparativo / Sandra Sofia Elias Calçôa.- Lisboa : [s.n.], 2012.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Projeto de tese submetido para a obtenção do grau de mestre na especialidade de Psicocriminologia Clínica, apresentada no ISPA – Instituto Universitário - tendo como orientadora Ângela Vila-Real. Ficheiro de 657 KB em formato PDF (40 p.).


ANÁLISE PSICOLÓGICA, CRIME SEXUAL, PSICOLOGIA CLÍNICA, ESTUDO DE CASOS, TESE

Poucos estudos têm sido elaborados sobre a passagem ao ato do violador, sendo que os que existem à cerca desta temática são, na sua maioria, sobre homicidas. Assim, é importante diminuir esta lacuna e expandir o estudo sobre a passagem ao ato. Este trabalho pretende estudar em que difere a passagem ao ato de um violador com uma estrutura neurótica, de uma passagem ao ato de um violador com uma estrutura psicótica, tratando-se de um estudo de caso comparativo. Para a concretização deste estudo serão necessários 2 sujeitos do sexo masculino autores de um crime de violação, entre os 30 e os 40 anos de idade, que tenham sido condenados a uma pena de prisão suspensa na sua execução e que se encontrem sobre a tutela da direção geral de reinserção social (equipa de lisboa penal 1 ou equipa de lisboa penal 5). Como método de recolha de dados serão utilizadas entrevistas, uma semiestruturada e uma aberta, e os documentos constantes nos processos dos condenados. Como método de avaliação do funcionamento psíquico dos condenados será utilizada a prova projetiva T.A.T. (Thematic Apperception Test)