Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD302
AZEVEDO, Ana Helena França
Burlas informáticas [Documento electrónico] : modos de manifestação / Ana Helena França Azevedo.- [Braga] : [s.n.], 2016.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Tese de Mestrado em Direito e Informática, apresentada à Universidade do Minho, tendo como orientadores Fernando Eduardo Batista Conde Monteiro e Victor Francisco Mendes de Freitas Gomes da Fonte. Ficheiro de 3,66 MB em formato PDF (124 p.). Resumo inserto na publicação.


BURLA, CRIME INFORMÁTICO, INFORMÁTICA FORENSE, TESE, PORTUGAL

As burlas sempre existiram porém assumem, neste contexto, mecanismos diferentes aos utilizados pela via tradicional. A difusão das novas tecnologias da comunicação intensificou a prática de «novos crimes» que, pela sua gravidade, constituem uma agressão para determinados valores sociais e juridicamente relevantes. Fenómeno de neocriminalização, o tipo legal de crime de burla informática, prenunciado no artigo 221.º do C.P., tem vindo a avultar-se enquanto uma nova forma de agressão ao património, através da utilização de meios informáticos. A especificação dos meios utilizados carece de algumas observações. Afigura-se um crime complexo e dissimulado nas mais diversas práticas informáticas. Hodiernamente, a possibilidade de revermos o crime de burla informática nas mais variadas técnicas informáticas é motivo bastante para nos debruçarmos sobre alguns mecanismos conducentes às mesmas. Essa via possibilita a reunião de elucidações que coadjuvam na consciencialização dos juristas, dos magistrados e que serão favoráveis para servir de melhor modo a justiça Portuguesa e ajudar os tribunais à melhor aplicação do direito.