Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD259
SANTOS, Dinarte Pedro da Silva
A perícia médico-dentária na identificação humana [Documento electrónico] / Dinarte Pedro da Silva Santos.- Porto : [s.n.], 2012.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa, Faculdade de Ciências da Saúde, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária, tendo como orientadora Inês Guimarães. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 7,11 MB em formato PDF (126 p.). Também disponível através de: http://hdl.handle.net/10284/3780. Acedido a 9 de Dezembro de 2014.


ODONTOLOGIA FORENSE, IDENTIFICAÇÃO ODONTOLÓGICA, IDENTIFICAÇÃO HUMANA, TESE, PORTUGAL

A perícia médico-dentária tem demonstrado ser de grande importância nos processos de identificação humana, nomeadamente post-mortem. No qual esta, tem particular interesse nos desastres em massa e nos casos de desfiguração, carbonização ou putrefação dos indivíduos. Os dentes são as estruturas mais resistentes e duráveis do corpo humano, permanecendo disponíveis por longos períodos post-mortem. Fatores estes, que realçam a importância da inclusão dos Médicos Dentistas nas equipas Médico-Legais e de Ciências Forenses. Os dados antemortem são relevantes e cruciais para as peritagens médico-dentárias, sendo fundamental que os mesmos se encontrem total e corretamente preenchidos. A documentação, os exames e procedimentos complementares realizados como auxiliares de diagnóstico na clínica médico-dentária, e.g. fichas dentárias, radiografias, entre outros, devem ser anexados e arquivados ao processo do paciente ou constar num sistema informático para possibilitar a consulta rápida, sistemática e envio dos mesmos, se necessário em tempo real, facilitando os processos de identificação.