Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD282
OLIVEIRA, Ana Rita Cardoso de
Violência doméstica [Documento electrónico] : a presença de traços psicopáticos em agressores condenados / Ana Rita Cardoso de Oliveira.- Lisboa : [s.n.], 2016.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação defendida em provas públicas para a obtenção do Grau de Mestre em Psicologia Forense e da Exclusão Social, apresentada à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, tendo como orientador Pedro Pechorro. Ficheiro de 1,64 MB em formato PDF (130 p.). Resumo inserto na publicação.


VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, ANÁLISE PSICOLÓGICA, PSICOLOGIA CRIMINAL, PRESO, COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL, TESE, PORTUGAL

A presente investigação pretende estudar a existência de traços psicopáticos e a sua relação com os níveis de agressividade praticados em sujeitos condenados por violência doméstica, bem como analisar a relação entre as consequências na vítima e as características do agressor. Para este efeito é apresentada uma revisão de literatura sobre o tema, focando assuntos como a prisão, o crime, tipologias estudadas a nível internacional e problemáticas associadas ao agressor. De modo a cumprir os objetivos propostos recorreu-se a uma amostra de 71 reclusos condenados por violência doméstica dos Estabelecimentos Prisionais de Carregueira, Lisboa e Setúbal. Através dos resultados obtidos verificou-se que os traços mais predominantes na personalidade dos sujeitos são a insensibilidade afetiva e o narcisismo, estando estes relacionados com os níveis de agressividade praticados. Apurou-se, ainda, a existência de uma relação positiva entre o consumo de substâncias e outros traços psicopáticos mais fracos, como o maquiavelismo, o estilo de vida errático e o comportamento antissocial. Embora a amostra em estudo não seja representativa da população reclusa, estes resultados permitem uma abordagem inicial acerca daquilo que é conhecido sobre o agressor português, deixando em aberto janelas para o desenvolvimento de investigações futuras nesta área.