Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD323
MAIA, António João Marques
A propósito da questão da corrupção [Documento electrónico] : um contributo para a caracterização do discurso social / António João Marques Maia.- Lisboa : [s.n.], 2011.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Relatório do estudo exploratório realizado no âmbito do seminário de investigação do mestrado em Sociologia, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Nova de Lisboa (ISCSP/UTL), apresentado e defendido em Maio de 2006 perante um júri constituído pelos Professores Doutores João Bilhim, Vitória Mourão e Helena Santana. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 751 KB em formato PDF (84 p.).


CORRUPÇÃO, IMPRENSA

O estudo que aqui se deixa documentado evidencia a importância que a imprensa escrita possui enquanto factor estruturante do discurso social que os portugueses possuem sobre o problema das práticas de corrupção. O estudo demonstra de forma mais concreta que no discurso dos sujeitos o conceito de corrupção corresponde a uma realidade factual bem mais alargada do que aquela que é definida pelo conceito penal ou criminal do termo. Evidencia ainda que, neste caso em concordância com o sentido do grau de censurabilidade conferido pelas normais penais, na mesma transacção corrupta o acto praticado pelo corruptor passivo é percepcionado como mais gravoso do que o de corruptor activo. Uma referência ainda para o facto de, em discurso espontâneo, livre e aberto, os inquiridos associarem maioritariamente a corrupção ao termo “dinheiro”, que, acrescentamos, todos sentimos ser factor central e, diríamos mesmo, determinante na vida diária de cada um de nós. Numa nota final e em concordância com um certo discurso social que será mais ou menos reinante entre as pessoas, o estudo demonstra inequivocamente que, apesar de serem reconhecidamente ilegais, para os portugueses as acções tendentes ao não pagamento de impostos não se revestem de grande gravidade.