Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD299
PERES, Daniela Costa
Mulheres que cometem abusos sexuais [Documento electrónico] / Daniela Costa Peres.- Braga : [s.n.], 2017.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Tese de Dissertação de Mestrado em Crime, Diferença e Desigualdade, apresentada à Universidade do Minho, tendo como orientadora Alice Maria Delerue Alvim de Matos. Ficheiro de 2,04 MB em formato PDF (74 p.). Resumo inserto na publicação.


CRIME SEXUAL, CRIMINALIDADE FEMININA, ANÁLISE SOCIAL, TESE, PORTUGAL

Biologicamente desconceituadas pela hegemonia androcentrista, devido a uma sociedade patriarcal, e sempre sub-representadas quando comparadas com os homens, as mulheres criminosas permaneceram, por isso, durante muito tempo afastadas dos estudos criminológicos. A criminalidade feminina é, sem dúvida, uma área onde é imprescindível continuar a desenvolver novas investigações, pois, podemos afirmar que a utilização de estatísticas criminais e da vulgarização dos actos criminais remetem a mulher criminosa, nomeadamente aquelas que cometem crimes sexuais, para a invisibilidade. Esta omissão e deficiência na literatura científica sobre os abusos sexuais perpetrados por mulheres fez-nos refletir sobre as razões desta quase nula existência. Desta forma, com este estudo, pretende-se colmatar alguns défices presentes ao nível do conhecimento científico, relativamente a esta temática. Esta dissertação procura, nomeadamente, entender os significados e perspetivas sociais dos crimes sexuais, na sociedade. A metodologia utilizada consistiu em (1) explanar experiências e conhecimentos de profissionais da área dos crimes sexuais, através de entrevistas semiestruturadas, com vista a recolha de informação, passível de alargar o conhecimento nesta temática, (2) analisar as perspetivas sociais da opinião pública relativamente aos crimes de abusos sexuais perpetrados por mulheres realizado através de um inquérito por questionário a uma amostra aleatória de 96 pessoas e (3) analisar os acórdãos de penas de mulheres reclusas pelos crimes de abusos sexuais, no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo Feminino. As principais conclusões desta pesquisa corroboram a existência de crimes sexuais perpetrados por mulheres em Portugal, em que as suas principais vítimas são menores, maioritariamente os próprios filhos, no entanto, esta não é uma realidade presente no imaginário da sociedade. Desta forma, é notória uma construção social da realidade criminal, ainda limitada ao nível destes comportamentos desviantes.