Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD282
FERREIRA, Beatriz Gonçalves
Psicologia do testemunho [Documento electrónico] : nos trilhos da mentira em busca da verdade / Beatriz Gonçalves Ferreira.- Lisboa : [s.n.], 2016.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação defendida em provas públicas para a obtenção do Grau de Mestre em Psicologia Forense e da Exclusão Social, apresentada à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, tendo como orientador Carlos Alberto Poiares. Ficheiro de 1,49 MB em formato PDF (153 p.). Resumo inserto na publicação.


PSICOLOGIA DO TESTEMUNHO, TESTEMUNHA, DETECTOR DE MENTIRAS, TESE, PORTUGAL

A presente dissertação tem como principal objetivo aliar a técnica do desenho infantil ao Criteria-based Content Analysis (CBCA), um dos instrumentos mais usados em todo o mundo para avaliação dos testemunhos, inicialmente criado para aplicação isolada a uma população de crianças vítimas de abuso sexual. Deste modo, pretende-se integrar uma componente verbal (análise das declarações através do CBCA) e uma componente não verbal (análise do desenho) na avaliação do testemunho. É ainda descrita a entrevista cognitiva, de aplicação prévia ao CBCA, bem como uma possível adaptação dos critérios básicos do referido instrumento a problemáticas distintas e diferentes populações. São igualmente objeto de análise questões respeitantes à temática da mentira, sobretudo em contexto testemunhal, visando a sua clarificação, por meio da comparação das principais técnicas utilizadas para a sua deteção. Após identificados os erros mais expressivos neste contexto, apresentam-se estratégias e instrumentos para os superar, e alcançar a verdade. O estudo inclui também uma abordagem às características fundamentais da Psicologia do Testemunho, a qual patenteia a verdade e a mentira como alicerces, a intervenção juspsicológica e sua relação com o Direito, abrangendo ainda o estudo dos principais processos psicológicos, os quais se encontram na base de tudo o que se vê, ouve e sente, exercendo uma forte influência na veracidade dos testemunhos, em âmbito judicial. Com o intuito de enfatizar o papel do psicólogo forense no referido âmbito, foi elaborada uma proposta de intervenção.