Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD299
FONSECA, Patrícia Marques
Bullying e cyberbullying [Documento electrónico] : estudo do fenómeno em jovens estudantes do ensino secundário / Patrícia Marques Fonseca.- Porto : [s.n.], 2015.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação apresentada à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Jurídica, sob a orientação de Laura Nunes e Cristina Soeiro. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 2,58 MB em formato PDF (100 p.).


VIOLÊNCIA NA ESCOLA, VIOLÊNCIA JUVENIL, CRIME VIA INTERNET, PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA, TESE, PORTUGAL

A presente investigação debruça-se sobre o estudo do bullying, cujos desenvolvimentos se têm dado não só de uma forma mais direta nas escolas, mas também através do uso das novas tecnologias, numa modalidade que se chama cyberbullying. Para isso, pretendeu-se analisar o fenómeno de bullying, nas duas modalidades presencial e virtual (cyberbullying), captar a prevalência do bullying e do cyberbullying, nas escolas; averiguar a eventual existência de uma ligação entre as duas modalidades de bullying; perceber como estarão ligados o bullying e o cyberbullying, em contexto do ensino secundário; e capturar aspetos como a associação entre o sexo e o papel do indivíduo nos fenómenos. A amostra constituiu-se de 116 alunos do ensino secundário de duas escolas da zona centro do país, com idades compreendidas entre os 16 e os 23 anos de idade, de ambos os sexos. Os resultados obtidos denotaram a ascensão do cyberbullying, num mundo que está cada vez mais tecnológico e virtual, dada a maior frequência desta modalidade, comparativamente com a tradicional. Mais ainda, os resultados demonstraram uma forte ligação entre as duas formas de bullying, dado que os intervenientes de uma se tornam nos intervenientes da outra, alertando para a urgência de intervir nesta problemática.